Nova Serrana
Familiares de detentos protestam e princípio de tumulto é registrado no Presídio de Nova Serrana
Em Nova Serrana um princípio de tumulto foi registrado na Unidade Prisional da cidade, na tarde desta terça-feira, dia 08 de junho. Segundo apurado os detentos revindicavam melhorias na unidade penal, e foram ouvidos pelo Juiz e pelo Promotor de Justiça da Comarca de Nova Serrana.
De acordo com informações repassadas pelo jornalista Vagner Henrique, os familiares de detentos do Presídio de Nova Serrana, durante a tarde desta terça-feira (08), realizaram uma manifestação em frente a unidade.
Na manifestação os familiares pediam a liberação das chamadas de vídeo, já que as visitas presenciais estão suspensas por causa da pandemia da Covid-19.
Mãe de um homem de 27 anos preso na unidade, Maria Aparecida Silva, destacou que entre as principais solicitações do grupo estão o direito à uma maior agilidade no agendamento nas ligações virtuais, além da facilitação nas entregas de cartas e alimentos via SEDEX.
“A gente gasta dinheiro para comprar as coisas para colocar no Sedex, chega aqui devolve o pacote para gente. Lá na minha casa tem dois Sedex devolvido que eles mandaram devolver”.
Outra manifestante, Brenda Caroline, que tem um irmão de 23 anos cumprindo pena a cerca de um ano na unidade prisional, ressaltou que tem dificuldades de agendar as vídeos chamadas e além de enviar e receber cartas:
“Já tem 4 meses que a gente não consegue ver ele por vídeo chamada. As cartas que ele manda não chega, aí hoje eu liguei aqui no presídio para saber o motivo da carta não chegar. Pois, é o único meio de contato que a gente tem, aí hoje eu fui informada que as cartas deles estão sendo descartadas, estão sendo jogado fora.”
Durante a manifestação várias mulheres, exibiram cartazes e gritam palavras de ordem no local.
Princípio de Rebelião
Durante a manifestação ao lado de fora do presídio, os detentos ficaram agitados no interior da unidade. Reforço tático e agentes com cães chegaram a unidade no período da tarde.
Conforme informações repassadas pelo Ministério Público (MP), o promotor de justiça e o Juiz estiverem na unidade prisional pela tarde, “houve uma conversação amistosa e os ânimos foram acalmados. O MP está atento para eventuais excessos na execução da pena”.
Aina segundo as informações repassadas pelo MP, “os presos reivindicaram melhorias no estabelecimento penal. Foram atendidos (ouvidos pelo Promotor e Juiz). Não houve dano patrimônio, confronto ou qualquer ferido”. Finalizou.
Fotos: Jornalista Vagner Henrique