Conecte-se Conosco

Legislação

Faltar ao exame toxicológico volta a ser infração gravíssima; confira mudança

Publicado

em

Mudança na lei foi publicada no Diário Oficial da União — Foto: Internet

Motoristas de van, ônibus, caminhões e carretas voltaram a ser alvo da fiscalização. Nesta segunda (16), foi publicado no Diário Oficial da União a atualização da Lei do Exame Toxicológico (14.599/23). O trecho da Lei que adiava a fiscalização do exame para 2025 foi derrubado, e os condutores têm agora 90 dias para regularizar a situação. Com informações de O Tempo.

De acordo com o publicado, os motoristas das categorias C, D e E (van, ônibus e micro-ônibus, caminhões e carretas) que não tenham realizado o exame toxicológico nos últimos dois anos e meio serão penalizados com infração gravíssima – sete pontos na CNH – e multa de R$ 1.467,35. Cada vez que for preciso renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o exame também deve ser realizado.

Na avaliação do especialista em trânsito e coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, a mudança é bem-vinda como medida de prevenção a acidentes nas rodovias. “É uma decisão acertada, pensando principalmente no papel de prevenção de acidentes nas estradas. São veículos pesados que, com uma condução influenciada por drogas, geram risco”, afirma.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade