Estelionato

Falso Padre é preso aplicando golpe no comércio de Itapecerica

Publicado

em

Ele se apresentava como Padre Luiz Otávio para comprar produtos no crediário em Itapecerica

Um falso padre foi preso, em Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas, aplicando golpes em lojas. O homem, de 54 anos, se apresentava como Padre Luiz Otávio para ganhar a confiança dos comerciantes e comprar a prazo. No momento da prisão, ele negociava materiais de construção, conforme detalhado, nesta quarta-feira (1/2), pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A prisão ocorreu nesta terça-feira (31/1) no centro da cidade. O padre falso tentava aplicar o golpe pela segunda vez na mesma loja. Suspeitando, a polícia foi acionada por funcionários, e o homem preso em flagrante.

O primeiro contato com o estabelecimento comercial foi feito pelo falso padre no sábado (29/1) por meio de WhatsApp e telefone. Ao ligar, ele se apresentou como “Padre Luiz Otávio” e disse que precisava de materiais elétricos para obra de uma igreja em Carmo da Mata, a cerca de 40 km. Entretanto, pediu que a compra fosse feita no crediário.

Convencidos de que se tratava realmente de um sacerdote, a loja efetuou a venda, fez a entrega a uma terceira pessoa no mesmo dia que foi até o local. A PMMG informou apenas que se tratava de um alto valor, porém não especificou a quantia. O responsável por receber os produtos, até o momento, não foi preso e a mercadoria não foi recuperada.

Só após entregar os materiais os funcionários suspeitaram que, talvez, se tratasse de um golpe. Eles entraram em contato com a paróquia de Carmo da Mata. Lá, foram informados que não havia nenhum padre com aquele nome e que nenhuma compra havia sido feita.

Eles, então, fizeram contato com o suposto “Padre Luiz Otávio” e combinaram para que ele fosse até a loja para concluir as demais compras.

Paralelamente, eles fizeram contato com a polícia, informaram o horário que o suspeito estaria na loja.

Na terça-feira (31/1), ele foi até o estabelecimento pessoalmente. O homem, segundo a PM, tem cerca de 1,65 metro, cabelos grisalhos, barba e usava roupas normais. Entretanto, desta vez, o comerciante não caiu no “conto do vigário” e os militares o prenderam em flagrante.

Outros crimes e vítimas

Ao ser abordado pelos policiais, o “padre” tentou se passar por outra pessoa. Entretanto, a PMMG conseguiu a verdadeira identidade do homem. Ele é foragido da justiça por inúmeros crimes como: tráfico de drogas, furto, roubo e reiterados estelionatos.

O falso padre fez vítimas em outras cidades do Centro-Oeste mineiro, como Carmo da Mata, Campo Belo, Candeias, São Francisco de Paula, Arcos, Formiga, Pains e, por último, em Itapecerica.

Ele foi levado para a delegacia da Polícia Civil de Itapecerica e, depois, para o presídio de Formiga, na mesma região.

Alerta

A Polícia Militar alerta comerciantes e cidadãos sobre a prática de golpes usando telefones e redes sociais.

“Alertamos ao cidadão que não faça nenhuma negociação ou transações financeiras (pix ou pagamento de boletos) após tratativas com pessoas que entram em contato por telefone e/ou mensagens de aplicativos e e-mails”, alertou a polícia.

  • Amanda Quintiliano – Especial para o EM

Tendência

Sair da versão mobile