Guerra
Faixa de Gaza: ônibus com brasileiros deixa escola e chega a cidade próxima à fronteira com Egito
19 brasileiros que estavam abrigados em uma escola no norte de Gaza já chegaram na cidade de Khan Yunis; o governo brasileiro negocia para que eles deixem o local pela passagem de Rafah na fronteira com o Egito
Os 19 brasileiros que estavam abrigados em uma escola no norte de Gaza conseguiram embarcar no ônibus fretado pelo governo brasileiro na manhã deste sábado (14) e já chegaram à cidade de Khan Younes, no sul da Faixa de Gaza, próxima à fronteira com o Egito. Com informações de CNN Brasil.
Segundo o representante do Brasil em Ramallah (Cisjordânia), Alessandro Candeas, os brasileiros chegaram por volta das 14h30 no horário local (8h30 no horário de Brasília). A viagem pelo trajeto de 25 quilômetros – que levaria cerca de meia hora em condições normais – durou cerca de duas horas.
Além do grupo que acaba de chegar, outros 12 brasileiros já estão na região. Eles devem ficar hospedados no prédio de uma família brasileira que mora em Khan Younes até que consigam sair da Faixa de Gaza.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv transmitiu às Forças de Defesa de Israel informação sobre o edifício onde estão hospedados os brasileiros em Khan Younes, para não serem bombardeados.
A expectativa é que eles deixem o local pela passagem de Rafah, região do sul de Gaza que faz fronteira com o Egito. No entanto, a fronteira entre os países ainda está fechada, sem data ou horário definido para que seja aberta aos estrangeiros que tentam fugir do conflito.
A distância entre Khan Younes e Rafah é de pouco mais de 10 quilômetros.