Governo Federal
Fabiano Tolentino assume uma cadeira no congresso e chega ao cargo de deputado federal
O Centro-Oeste Mineiro ganhará nesta quarta-feira, dia 28 de agosto um novo representante em Brasília, isso porque Fabiano Tolentino (PPS) será empossado ainda hoje como deputado Federal.
Fabiano teve direito ao cargo após o tucano Marcus Pestana decidir não assumir a vaga deixada por Bilac Pinto (DEM) na Câmara dos Deputados. Com a recusa, Fabiano Tolentino sendo o segundo nome na lista de suplência assume oficialmente o cargo.
O deputado é o segundo parlamentar com base eleitoral em Divinópolis no Centro-Oeste Mineiro a fazer parte do Congresso.
Segundo Marcos Pestana, o suplente imediato que abriu mão do cargo, o resultado geral da eleição de 2018 teve um gosto um “tanto amargo de derrota” da geração dele.
Pestana pontuou ainda que assumiu uma série de compromissos pessoais e profissionais nesses quase oito meses em que não exerceu cargo político e ressaltou que, ocupar o posto deixado por alguém que vai ser secretário numa gestão estadual, é algo incerto.
Já Fabiano Tolentino recebeu a noticia com muita satisfação. O parlamentar que pela primeira vez assume uma cadeira na Câmara Federal está com uma boa expectativa de desenvolver projetos para o crescimento da região. A ascensão ao cargo de deputado também mexe nos bastidores da eleição municipal. Fabiano disse que vai participar do pleito sem compor chapa.
Fabiano Tolentino iniciou sua carreira política como secretário Municipal de esportes, foi candidato a vereador, sendo o mais votado da cidade no pleito de 2008 contabilizando 5155 votos.
Em 2010 foi eleito deputado Estadual com pouco mais de 31 mil votos, em 2014 foi reeleito para a assembleia legislativa com mais de 62 mil votos, dobrando sua votação.
Como destaque Tolentino além de projetos em prol da juventude e do esporte foi o primeiro deputado na história de Minas Gerais a apresentar um ofício, solicitando [não receber mais o pagamento do 14º e 15º salário (o auxílio paletó). Logo, a própria Assembleia seguiu seu exemplo e extinguiu por completo o benefício. Já em 2013, foi o único deputado a não morar em Belo Horizonte e que abriu mão do benefício que tinha direito, o auxílio moradia.
Foi ainda presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, realizou uma série de visitas técnicas em entidades do setor, como Epamig, Ceasa, Fetaemg e Emater. Ele também realizou várias audiências públicas para debater a necessidade do Governo fomentar e beneficiar o produtora rural.
Outro destaque foi a forte atuação de fiscalizando dos serviços de saneamento básico, como a Companhia de Saneamento de Minas Gerais.
Como candidato ao cargo de Deputado Federal em Minas Gerais pelo PPS, Fabiano Tolentino obteve 67.008 votos totalizados (0,66% dos votos válidos), quantitativo que não deu a ele o cargo diretamente mas o colocou como segundo suplente a uma cadeira no legislativo federal.