Política
EXCLUSIVO: Vereador Cabral é pré-candidato a prefeito de Nova Serrana
Em entrevista exclusiva dada a este Popular, o vereador que nos dois últimos anos foi presidente da Câmara Municipal afirma “apesar de ainda parecer cedo, por estarmos em 2023, já vemos algumas movimentações e declarações relacionadas as próximas eleições. Sendo assim eu aqui em primeira mão informo que sou pré-candidato para o cargo de prefeito no próximo pleito”
Nos últimos dois anos Nova Serrana vivenciou um desenvolvimento em setores primários e fundamentais como na saúde, educação e principalmente na segurança pública. Esse desenvolvimento se deu a uma boa relação política entre executivo e legislativo municipal, fato que foi possível diante de uma administração impar da Câmara de Nova Serrana, que com diálogo e independência, permitiu a execução positiva dos trabalhos da gestão de Nova Serrana.
Neste período à frente da casa estava o vereador Cabral (solidariedade), que assumiu a Câmara após quatro anos de polêmicas que mancharam a política de Nova Serrana, tendo como missão viabilizar as melhores condições de trabalho para os novos legisladores e resgatar a credibilidade política da casa.
A missão de Cabral não somente foi bem cumprida em seu primeiro ano de mandato, que como comprovação disso o colocou como presidente reeleito por unanimidade, como também amplificou a atuação política do edil, que agora, em entrevista exclusiva concedida para este Popular, confirmou que é pré-candidato para as eleições de 2024 ao cargo de Prefeito de Nova Serrana. Confira a entrevista completa.
Cabral como foi assumir a Câmara Municipal em meio a um cenário de total descredibilidade do Legislativo, após quatro anos de polêmicas com vereadores afastados pelo Ministério Público, acusações de nepotismo, assessores fantasmas, CPIs e processos de cassação?
Primeiro preciso de agradecer a cada eleitor e cidadão de Nova Serrana que me permitiu estar vereador nesta legislatura, e em segundo lugar aos pares desta atual legislatura que confiaram no projeto que apresentei para reestruturarmos a Casa do Povo. Realmente como você citou não foi fácil, vinhamos de anos onde o executivo teve dificuldades de trabalhar por alguns vereadores, em diversos momentos colocar a política à frente do interesse popular, então tínhamos que resgatar a credibilidade da Câmara, e isso não acontece da noite para o dia, mas graças a Deus, conseguimos executar nestes dois anos o que projetamos, hoje a casa tem o vereador Guilherme (avante) como presidente, dando continuidade a projetos iniciados durante a minha gestão, temos harmonia e independência entre os poderes, e isso graças a Deus foi construído enquanto eu estive como presidente da Casa.
Você citou a questão política e os projetos iniciados em sua gestão, como conseguiu reverter o cenário que não era promissor? A Câmara até o início do seu primeiro ano como presidente estava com orçamento enxuto, e na legislatura passada, especificamente nos anos de 2019 e principalmente em 2020 os vereadores chegaram a ter o quadro de assessores reduzidos.
Como eu disse, apresentamos um projeto aos edis, e o primeiro deles foi relacionado a termos uma casa totalmente técnica. Trouxemos profissionais técnicos para atuar em cargos pontuais e assim, conseguimos rever esta questão. Reestruturamos as contas da casa, iniciamos ações e buscamos parcerias que não somente viabilizavam serviços à população, como o convênio com a Polícia Civil para emissão de documentos de identidade, ampliamos a escola do Legislativo, reativamos o Serviço de Assistência Jurídica (SAJ), firmamos parcerias com Ministério Público e Poder Judiciário, apoiamos a Polícia Militar e Civil com destinação de emendas impositivas para aquisição de viaturas e construção da nova sede da 5ª Delegacia Regional, instalamos o projeto de sustentabilidade com a energia fotovoltaica (energia solar) na Câmara, iniciamos a construção do novo anexo, enaltecemos a história da cidade com o Centro de Memória de Nova Serrana; tudo isso com custos possíveis de serem arcados pela Casa e a consequência foi a reestruturação e o resgate da identidade política e social do legislativo, que é trabalhar em função da população.
De onde veio essa percepção de ter uma Câmara com o quadro servidores mais técnicos e menos político?
Primeiramente isso veio de minha formação. Sou formado e pós-graduado em administração, então eu sei como administrar, sei como mudar um cenário administrativo. Com a reestruturação administrativa da Câmara, com diálogo entre os edis, com uma relação saudável entre os poderes, e principalmente, com o resgate do respeito da População a consequência seria inevitavelmente conquistarmos os valores, a credibilidade e o respeito da Câmara de Nova Serrana quanto a política municipal e estadual, e acredito que assim estamos, após minha gestão e com os trabalhos do novo presidente, somos uma das referências do legislativo municipal mineiro.
Com toda essa mudança, com a visibilidade que a casa reconquistou em sua gestão, para os próximos anos, e com uma cena política sem a possibilidade da reeleição do atual prefeito, você almeja disputar as eleições de 2024 para o cargo de prefeito ou vai manter a busca pela reeleição como vereador?
Sua pergunta é pertinente, apesar de ainda parecer cedo, por estarmos em 2023, já vemos algumas movimentações e declarações relacionadas as próximas eleições. Sendo assim eu aqui em primeira mão informo que sou pré-candidato para o cargo de prefeito no próximo pleito. Tenho total respeito ao demais, contudo, acredito que tenho condições de fazer também um bom trabalho como prefeito, meus dois anos de presidente da Câmara mostraram isso, tenho recebido apoio, muitos me incentivam para dar esse passo que é ousado, mas totalmente consciente.
Você falou sobre a atual gestão de Nova Serrana, como pré-candidato a prefeito o que pensa sobre ela e como pretende realizar seu trabalho caso se consolide esse projeto e seja eleito?
Tenho total respeito com o Prefeito Euzebio e vejo sua gestão como uma das melhores, senão a melhor, do Centro-Oeste atualmente. Tenho total consciência que posso não somente dar continuidade ao bom trabalho feito por sua equipe, como também posso conduzir Nova Serrana a novos patamares de desenvolvimento. Como disse sou um administrador pós-graduado pela Faculdade de Nova Serrana (FANS), entendo das demandas de nossa cidade, de gestão, sei estruturar projetos e tenho consciência da importância técnica para o crescimento de Nova Serrana. Conheço de perto as particularidades de nossa cidade, as necessidades de toda a população, dos grandes empresários, ao funcionário do chão de fábrica que move Nova Serrana; justamente por ter essa consciência, por ter sido um administrador na política municipal, e não somente um político de marketing como tantos outros, que já coloco meu nome como pré-candidato, pensando em fazer esse trabalho por nossa gente, com a mesma lisura que conduzi a Câmara nestes dois anos.
Muito se falar que para ser eleito em Nova Serrana é necessário ter um grupo político, você faz parte de algum?
Sim faço parte do grupo político chamado População. Euzebio foi eleito para prefeito em sua primeira gestão, em uma disputa franca contra Paulo Cesar e Joel Martins, os grupos diziam que ele não tinha condição, mas com um trabalho honesto e bem feito, conseguiu se eleger e se reeleger. Claro que como pré-candidato vou buscar apoio de uma base, tenho relação e contatos em esfera estadual e federal, tenho acesso, sei onde e como buscar recursos para nossa cidade. Independente de fatores políticos, da velha prática eleitoral do apadrinhamento, do coronelismo, sou pré-candidato pensando em fazer o melhor pelo povo de Nova Serrana e não para interesses políticos ou legendas.
Bom Cabral, já que tivemos essa revelação exclusiva feita para este Popular, vamos encerrar essa entrevista com uma mensagem do vereador, ex-presidente e agora, declaradamente um pré-candidato a prefeito de Nova Serrana para os nossos leitores e moradores de Nova Serrana.
Quero agradecer ao carinho e confiança da população. Estou como vereador a serviço da população, temos um cenário político distinto, legislação eleitoral não permite a reeleição do atual prefeito, o que coloca em aberto a disputa do próximo ano. Respeito os bons políticos de nossa cidade, os ex-prefeitos e a atual gestão, me coloco como pré-candidato porque reconheço a minha capacidade e principalmente, porque tenho recebido diariamente incentivo e palavras de pessoas que viram o resultado do meu trabalho e acreditam que posso contribuir para o desenvolvimento de Nova Serrana. Tenho projetos e quero o melhor por nossa gente e por esse motivo, por entender que existe um movimento político sem o patriarcado, por estar na política com lisura e seriedade, e principalmente por sonhar com tempos ainda melhores para nossa cidade eu tomei essa decisão, estou dando esse passo de me colocar à disposição do cidadão, como pré-candidato a prefeito da cidade que mais cresce em Minas.