Saúde
Exame para detecção de Varíola dos Macacos pode custar mais R$400
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que até o fim deste mês os laboratórios centrais de saúde pública de todo o país irão ofertar, gratuitamente, o teste para a detecção da Varíola dos Macacos. As informações são da Itatiaia.
Segundo o Ministério da Saúde, o país já registrou 2.584 casos da doença. Os laboratórios privados foram responsáveis por identificar pelo menos 60% dos casos positivos no Brasil.
Os testes podem custar até R$450 e os planos de saúde não são obrigados a cobrir o exame, uma vez que o procedimento não consta no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar como cobertura obrigatória.
Em entrevista a voz do Brasil, o ministro Marcelo Queiroga garantiu que o Sistema Único de Saúde o SUS está preparado para lidar com o aumento de casos da varíola dos Macacos.
“Nós, desde o início, organizamos a nossa estrutura dos laboratórios para fazer o diagnóstico. Inicialmente, quatro Laboratórios: Fiocruz, Adolfo Lutz, Funed e o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nós já duplicamos essa capacidade e, até o final de agosto, todos os laboratórios públicos terão a condição de fazer o diagnóstico”, disse.
“Vale lembrar que a letalidade dessa doença é baixa. Ou seja, a maioria dos casos são casos simples e tal sorte que não é algo que se assemelha a covid-19, apesar de ser uma emergência de saúde pública global”, complementou.
Ontem, o PSB ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) acusando o governo federal de omissão e cobrando a elaboração de um plano nacional de combate à disseminação da varíola dos Macacos.
O relator da ação no Supremo será o Ministro Alexandre de Moraes Jonathan Ferreira.