Eventos
Evento gratuito em Varginha vai abordar novas tecnologias para os cafezais; entenda
Dias de Campo da Fundação Procafé acontece nos dias 22 e 23 de maio. Entrada é um quilo de alimento não perecível para as vítimas do Rio Grande do Sul
Cafeicultores, técnicos, agrônomos, pesquisadores, consultores e estudantes da área da cafeicultura terão uma boa oportunidade de reciclar conhecimentos nos dias 22 e 23 de maio, na Fazenda Experimental de Varginha, sul de Minas, quando serão realizados os Dias de Campo da Fundação Procafé. A expectativa é reunir cerca de 3 mil participantes, com foco na apresentação de novas tecnologias para otimizar o manejo dos cafezais, com base em resultados de pesquisas recentes. Com informações de Itatiaia.
Serão abordados os seguintes temas:
- safra zero X adubação;
- redução da vazão de pulverização;
- mecanização de cafezais em montanhas e desenvolvimento da cultivar Siriema com resistência ao bicho mineiro.
“Este evento será um ponto de encontro estratégico para produtores e profissionais ligados à cafeicultura, com acesso a informações valiosas por meio de demonstrações tecnológicas in loco. A ideia é que os participantes possam visualizar de forma prática os resultados das pesquisas mais recentes. Além disso, não podemos nos omitir ao que está acontecendo no Rio Grande do Sul, temos que ser solidários, nos empenhar e fazer nossa parte”, afirma João Marcelo Oliveira de Aguiar, superintendente executivo da Fundação Procafé.
O evento na Fazenda Experimental de Varginha terá oito estações de campo, sendo algumas desenvolvidas pela Procafé e outras por empresas e instituições parceiras. Além disso, está confirmada a presença de 50 expositores, oferecendo uma gama de produtos e serviços voltados para os cafeicultores, contribuindo assim para o fortalecimento e desenvolvimento do setor. Logo após o cerimonial de abertura, os grupos percorrerão as estações de campo da propriedade.
A programação nos dois dias será das 8 às 16 horas, com direito a almoço gratuito para todos os participantes. A propriedade fica na Avenida Projetada, 2894, São Francisco, em Varginha.
Um quilo de alimento não perecível será exigido na entrada
Para participar dos Dias de Campo, os interessados devem se inscrever online pelo link https://www.even3.com.br/dias-de-campo/. A inscrição é gratuita e a entrada é mediante a entrega de, ao menos, 1 quilo de alimento não perecível. A Fundação Procafé solicita, encarecidamente, que todos os participantes e parceiros do evento doem algo a mais. As doações serão enviadas para a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul.
“Em caráter especial, esse ano a doação de, ao menos, 1 quilo de alimento não perecível é obrigatória para entrada nos Dias de Campo. Pedimos, encarecidamente, que todos os participantes e parceiros do evento se sensibilizem com a situação do Rio Grande do Sul e doem o que puderem. E, de modo especial, aos cafeicultores que façam a doação de café torrado e moído”, ressalta João Marcelo.
O evento Dias de Campo em Varginha/MG é o terceiro e último de uma série de encontros promovidos pela Fundação Procafé. O primeiro ocorreu no dia 10 de abril em Boa Esperança e o segundo no dia 24 de abril em Franca, São Paulo.
Procafé existe há 23 anos e não tem fins lucrativos
Reconhecida por seus trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e difusão de tecnologias cafeeiras, a Fundação Procafé existe há 23 anos e é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse público, instituída por cooperativas agrícolas, cooperativas de crédito, sindicatos e associações. Seu objetivo principal é promover o desenvolvimento da cafeicultura nacional, mantendo-a na liderança mundial do setor cafeeiro.