Esportes
Entenda como América pode ‘esquentar’ brigas no G4 e Z4 do Brasileiro
Mesmo rebaixado, o Coelho pode atrapalhar planos de quatro times nas últimas quatro partidas da Série A em 2023
O América já está rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro e não tem mais pretensões esportivas na Série A em 2023. O descenso foi confirmado no começo do mês, deixando cinco partidas para “cumprir tabela” antes do fim do campeonato. Com informações de Itatiaia.
Uma delas já se foi: a derrota para o Vasco por 2 a 1 no Rio de Janeiro. Nos quatro confrontos restantes, mesmo com a situação definida, o Coelho pode atrapalhar os planos de quatro times diferentes, tendo em vista que todos os próximos adversários têm objetivos importantes nesta reta final de Série A.
As duas primeiras partidas podem mexer diretamente com a parte de cima da classificação. No dia 26 de novembro, o Coelho será mandante contra o Flamengo no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Três dias antes, o Rubro-Negro faz confronto direto com o Bragantino, e como atualmente está em 6º, pode ficar distante do G4 caso tropece diante do time mineiro.
Na sequência, o desafio é contra o atual líder Palmeiras, em São Paulo, no dia 29. O Verdão briga ponto a ponto pela 1ª posição com Botafogo, Grêmio e Bragantino, e dessa forma, não vencer o rebaixado América seria trágico para a caminhada paulista. Tirar pontos de Flamengo e Palmeiras, inclusive, pode fazer com que o Coelho ajude até o Atlético, que segue na briga pelas primeiras posições.
Passadas as partidas contra times do topo, o América fará os dois jogos finais e 2023 contra times desesperados na luta contra o rebaixamento. No dia 2 de dezembro, o Coelho recebe o Bahia em Belo Horizonte; e no dia 6, visita o Goiás no encerramento do campeonato.
No momento, o Tricolor é 16º com um ponto a mais que o Cruzeiro, primeiro time do Z4. O Esmeraldino vem logo depois, em 18º, com três pontos a menos que o próprio Bahia. Se tirar pontos desses dois adversários, o Coelho pode até mesmo ajudar o rival Cruzeiro na briga contra a degola, e possivelmente sacramentar a queda de mais uma equipe à Série B, já que os dois jogos serão os últimos da temporada.
Na comparação com os jogos do primeiro turno, foram três derrotas e um empate contra os próximos adversários. Apenas o Flamengo ficou sem os três pontos. Mesmo com o pensamento já na segunda divisão de 2024, a equipe americana pode prejudicar quatro times em sequência nesta reta final de Série A.