Pontualmente ao meio-dia de 12 de outubro (12/10), os católicos promovem um espetáculo de fogos de artifício para celebrar e consagrar Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A comemoração já virou tradição e ocorre em todos os cantos do país. O que muitos não sabem é que a homenagem com hora marcada tem uma explicação.

A Anunciação é recordada diariamente às 6h, ao meio-dia e às 18h. Por isso, os edifícios de ritos religiosos costumam soar o sino nestes três horários e replicar a lembrança do momento em que a chegada de Jesus é anunciada.

A Arquidiocese de BH informou que a igreja católica não orienta soltar fogos em homenagem a Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro. Mas a celebração cultural se instalou e se mantém há anos em uma da Hora do Ângelus.

Devoção

A devoção a Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida teve início em 1717, quando três pescadores encontraram no Rio Paraíba do Sul, próximo a Guaratinguetá (SP), a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Eles haviam lançado as redes por diversas vezes, sem sucesso.

Mas, depois de encontrarem a imagem, alcançaram êxito na pescaria – o primeiro milagre alcançado com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Hoje, a imagem está no Santuário Nacional Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP). Em 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil.