Esportes
Entenda a matemática do América para evitar novo rebaixamento na Série A
Coelho tem mais de 99% de chances de queda e precisa de reação milagrosa nos 11 jogos finais para ficar na elite
O América segue “fazendo as contas” para evitar o quarto rebaixamento na história da Série A do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Nessa quarta-feira (18), o Coelho perdeu em casa por 2 a 1 para o Botafogo e chegou a 99,57% de chances de cair ao fim do campeonato, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Com informações de Itatiaia.
Ainda segundo a UFMG, a chance de rebaixamento é menor que 1% quando um time chega aos 47 pontos. Dessa forma, o América precisaria somar 29 pontos nos 33 que ainda serão disputados. Se chegar aos 45 pontos, conhecidos como a “marca da salvação”, a chance de queda é de 9,7%, mas para isso, o Coelho teria que somar mais 27 pontos nesta reta final.
Um fator que pode animar as expectativas americanas é a sequência de partidas. Dos 11 jogos finais, seis serão contra times que atualmente brigam contra o rebaixamento. Considerando tantos confrontos diretos, as projeções podem ser alteradas em caso de vitórias, mas por outro lado, qualquer derrota nesse caminho pode representar o fim da esperança de permanência na elite nacional.
Os 11 jogos finais do América na Série A
- 22/10 – Corinthians x América – confronto direto
- 25/10 – Athletico-PR x América
- 28/10 – América x Grêmio
- 1/11 – Internacional x América – confronto direto
- 4/11 – América x Atlético
- 8/11 – América x Coritiba – confronto direto
- 11/11 – Vasco x América – confronto direto
- 22/11 – América x Flamengo
- 25/11 – Palmeiras x América
- 29/11 – América x Bahia – confronto direto
- 3/12 – Goiás x América – confronto direto