Conecte-se Conosco

Minas

Empresário de Nova Serrana é suspeito de pertencer a uma organização criminosa de lavagem de dinheiro

Publicado

em

Foto: PCMG/Divulgação

A Polícia Civil realizou a terceira fase da Operação Istambul em Minas Gerais, que começou em 2020. O objetivo é fechar o cerco a uma organização criminosa de lavagem de dinheiro que age no centro-oeste do estado. Com informações de Rádio Santa Cruz.

Um empresário de Nova Serrana de 46 anos, foi detido na última terça-feira (18) pela Polícia Civil. De acordo com a corporação, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Abaeté, Nova Serrana e Lagoa da Prata.

A ação teve como objetivo a apreensão de equipamentos eletrônicos e documentos vinculados a empresários envolvidos com a lavagem de capitais provenientes da atividade ilícita da organização criminosa investigada.

O delegado Davi Moraes, do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc) que coordena as investigações, explica que nessa fase da operação, o objetivo é combater à lavagem de dinheiro e a ocultação dos bens, para atingir os agentes econômicos que trabalham em prol dessa organização criminosa e descobrir as suas conexões com outros estados.
As investigações tiveram início no primeiro semestre de 2020, quando a 3ª Delegacia Especializada de Combate ao Narcotráfico prendeu em Divinópolis um homem apontado como principal narcotraficante da região centro-oeste de Minas Gerais. Condenado a 20 anos de prisão, ele perdeu 18 imóveis e sete veículos.

Após a prisão, um novo líder surgiu na hierarquia do tráfico de drogas, e a PCMG detectou conexões criminosas em várias cidades da região. Em maio de 2022, a primeira fase da Operação Istambul foi desencadeada. Em agosto de 2022, o novo líder foi preso na região de Pará de Minas com uma grande quantidade de drogas, armas e dinheiro. As investigações revelaram uma célula criminosa com estrutura empresarial em Nova Serrana, dedicada à fabricação de calçados falsificados.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade