Cidadania

Emissão e regularização de título eleitoral acontecerá até 4 de maio

Publicado

em

Populares devem realizar os procedimentos pela internet ou agendar pelo fone 148 o atendimento para o Cartório Eleitoral em Nova Serrana

O Cartório Eleitoral em Nova Serrana realizará até o dia 4 de maio, a emissão e regularização dos títulos eleitorais. A ação, no entanto, seguindo a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve acontecer on-line, ou com agendamento prévio.

De acordo com as informações repassadas pela Chefe do Cartório Eleitoral de Nova Serrana, Daniela Lacerda naves Brandão, a Zona Eleitoral, que é composta por Nova Serrana, Perdigão e Araújos, conta com aproximadamente 71 mil eleitores, contudo 5.951 títulos estão cancelados e 509 suspensos.

Conforme destacado por Daniela, até o dia 4 de maio os populares que tem os títulos cancelados devem “fazer uma revisão ou transferência. Caso more na Zona Eleitoral, tem que fazer a revisão, pagar as multas por não ter votado e justificado, e posteriormente faz a revisão ou transferência, se a pessoa tiver mudado de cidade e Zona Eleitoral”.

Segundo a Chefe do Cartório, os populares, no entanto, não precisam de ir até a unidade. “Hoje principalmente os atendimento são feitos pela internet pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TER-MG), as pessoas que não conseguem tem que agendar pelo telefone 148 ou pelo site do TER-MG, e ai sim virem até o cartório para concluir a regularização ou emissão da primeira via”.

A realização dos atendimentos pela internet ocorreu devido à pandemia de coronavírus. E apesar de serem feitos online, a demanda de trabalho no Cartório não mudou isso porque “para realizar a emissão do titulo, transferência, todos os procedimentos são feitos pelo site e caem aqui para o cartório, e nós processamos eles”. Destacou Daniela Lacerda.

Ainda segundo a Chefe do Cartório Eleitoral em Nova Serrana, é fundamental reforçar com a população para que não deixe de fazer a emissão e regularização dos títulos para última hora.

“Sempre pedimos para as pessoas não deixarem para os últimos dias e ainda darem preferencia pela internet neste novo cenário. O agendamento nunca foi obrigatório nesse período final, na última eleição no final do prazo atendemos somente online, com média de até 500 atendimentos por dia, então é bom que a população não deixa para os últimos dias até porque o aumento dos acessos pode causar instabilidade e gerar dificuldade no procedimento, gerando transtornos para a população”.

Por fim Daniela ainda rebateu informações falsas que tem circulado nas redes sociais, repassando que a biometria é obrigatória para que o cidadão possa votar. Segundo a Chefe do Cartório em Nova Serrana, a biometria está suspensa há cerca de dois anos, justamente pela pandemia de covid-19.

“A biometria está suspensa há dois anos, não tem obrigatoriedade, não é verdade o boato da biometria. Ela foi suspensa por causa da pandemia e esse ano ainda não será obrigatório”. Finalizou.

Tendência

Sair da versão mobile