Conecte-se Conosco

Câmara Municipal de Nova Serrana

Em reunião com secretário de Desenvolvimento Social vereadores debatem sobre assuntos ligados à Terceira Idade

Publicado

em

Foi realizada na última quarta-feira, dia 16 e outubro, uma reunião na presidência da Câmara Municipal, entre os vereadores e o Secretário de Desenvolvimento Social, Sr. Gustavo Amaral.

Conforme informado pelo setor de comunicação da Câmara Municipal de Nova Serrana, o objetivo do encontro foi debater questões referentes aos idosos do município de Nova Serrana, principalmente as políticas públicas voltadas à Terceira Idade.

Foram apresentadas pelos vereadores uma série de perguntas e demandas enviadas pela população e a reunião, conforme informado foi útil para esclarecer sobre quais as ações a Secretaria tem desenvolvido para auxiliar as pessoas que enfrentam dificuldades com a idade avançada.

A presidente interina, vereador Terezinha do Salão (PTB), abriu a reunião pedindo ao secretário, Gustavo Amaral, que descreve as atividades realizadas pela equipe de ação social do município.

Por sua vez o secretário falou sobre Promulgação da Lei do Conselho Municipal da Pessoa Idosa; também falou sobre a implantação do Fundo do Idoso; e sobre a realização da 1ª conferência da Pessoa Idosa, que ocorreu no dia 11 de julho. Além disso, descreveu o serviço prestado de forma preventiva pelos CRAS – Centros de Referência em Assistência Social, inclusive com os grupos: ‘Melhor Idade’, no bairro São Geraldo; Lar Vicentino; ‘Construindo Sonhos’ e o ‘Sempre em Frente’, ambos no bairro Cidade Nova; e o ‘Feliz Idade’ do bairro Planalto. Por fim, Gustavo também apresentou dados do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social que trabalha diretamente nos casos de violação dos direitos dos idosos, como: violência física, patrimonial e psicológica.

Os vereadores também questionaram quais as outras atividades sociais que a secretaria oferece para atender às demandas gerais no município.

Sendo que o secretário citou uma série de benefícios como a entrega de cestas básicas àquelas pessoas que comprovam a necessidade, ressaltando que nesses casos, o objetivo é levar essas famílias ao cadastro no CAD Único e, por conseguinte a inscrição nos programas de assistência como o Bolsa Família e daí por diante,  até mesmo isenção das tarifas de água e energia.

Outra ação apresentada foi o auxílio funeral para as pessoas que comprovadamente demonstram a necessidade do benefício, e nesses casos, uma assistente social atesta a falta de condições da família para arcar com as despesas de velório e sepultamento.

Segundo o secretario também é fornecido o benefício da passagem para os cidadãos que estão em Nova Serrana em condição de pedintes/andarilhos e que desejam voltar para suas origens. As passagens também são cedidas às pessoas com se encontram em situação de vulnerabilidade, por exemplo, alguém que perdeu os documentos e não têm dinheiro e nenhuma condição de retornar para sua cidade.

Foi também apresentado que é realizado a doação de um Kit Bebê pela secretaria através do CRAS, para as parturientes que não possuem condições de comprar as primeiras peças do enxoval dos recém-nascidos.

Contudo por fim Gustavo ressaltou que todos os benefícios e auxílios, sejam eles de prestação continuada ou emergenciais, são disponibilizados com a observância dos devidos critérios.

Estiveram presentes os vereadores Terezinha do Salão (PTB), Remiton José (PEN), Willian Barcelos (PTB), Chiquinho do Planalto (PSD), Jadir Chanel (MDB), Cabral (PROS), além dos assessores dos vereadores: José Alberto (PDT), Valter Faquinha (AVANTE), Sandro Moret (PCdoB), Doia Ceará (PCdoB) e Giovani Máximo (MDB).

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade