Educação
Em Lagoa da Prata, aulas presenciais nas escolas municipais terão início em junho

Após mais de um ano longe das salas de aula, em virtude da pandemia da covid-19, alunos das escolas municipais de Lagoa da Prata poderão voltar aos estudos presenciais a partir do mês de junho.
A volta total acontecerá no dia 7 de junho, mas de forma gradativa. A volta às aulas também será adequada de acordo com a onda, do programa Minas Consciente, em que o município estiver inserido.
Segundo a secretaria de Educação, a tentativa de volta será apenas para alunos do Ensino Fundamental.
A secretaria de Educação, Adriana Ferreira, também reforçou que os protocolos do Ministério da Saúde serão cumpridos rigorosamente e todos devem utilizar máscara, higienizar as mãos sempre que possível e manter o distanciamento.
“Estamos seguindo esse cronograma à risca e temos essa data (7 de junho) para a volta às aulas presenciais, mas vai depender da ‘onda’ que a cidade estiver. Se chegar no dia 7 e estivermos na onda vermelha, não voltaremos”, disse Adriana, que ainda completou dizendo que um dos indicadores para Lagoa da Prata sair da “onda vermelha” é ficar 10 dias sem nenhum óbito por covid-19.
Adriana ainda enfatizou que com a possibilidade de vacinação para o professores, os profissionais terão mais segurança para desenvolver seus trabalhos. “Se eles receberem a vacina, podemos voltar com certa margem de segurança”, alegou.
Aulas híbridas
Para a volta das aulas híbridas foi feito um plano de ação, que foi apresentado ao Comitê de enfretamento à covid-19.
“Um técnico de segurança irá olhar se estamos cumprindo esse plano (que mostra as medidas para serem seguidas para segurança de alunos e professores) nas escolas e creches”, explicou.
Para os que optarem em permacer com as aulas on-line, elas ocorrerão pelos grupos de WhatsApp, Google Meet ou com a entrega de materiais impressos.
“Será opcional ir para a escola, mas faremos uma declaração que valerá por 30 dias de que a criança não irá durante esse período; é uma forma de organizarmos”, finalizou.
Aulas presenciais ainda serão opcionais
Segundo a secretária de Educação, com as atualizações feitas para o ensino híbrido, os alunos da rede municipal poderão ficar quatro horas em sala de aula ou quatro horas assistindo aula em casa, sendo apenas 10 alunos por turmas e haverá revezamento semanal.
“Vamos ter entradas diferentes para os alunos, não haverá merenda fora da sala de aula, haverá profissionais para acompanhar as crianças no banheiro para verificar se vão lavar as mãozinhas e dentro da sala de aula haverá uma pessoa para servir água”, explicou.
Fonte: Jornal Cidade
Foto: Arquivo da escola/reprodução