Bambuí
Em Bambuí: PCMG integra operação Campo Limpo em repressão ao tráfico

Com o objetivo de combater o tráfico de drogas na cidade de Bambuí, região Centro-Oeste do estado, foi deflagrada, nesta quinta-feira, 03 de dezembro, a operação Campo Limpo.
A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio das polícias Civil, Militar e Penal.
Até o fechamento desta reportagem, 16 pessoas foram presas e uma adolescente apreendida. Além disso, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão.
“As investigações, conduzidas pelo Ministério Público, duraram cerca de quatro meses e tiveram entre os alvos integrantes de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas na região”, explicou o promotor de Justiça Guilherme de Sales Gonçalves.
Após o cumprimento dos mandados judiciais, foram apreendidos 21 celulares, seis tabletes de maconha, um pino de cocaína, 151 pedras de crack, outras porções menores, R$ 1081 em dinheiro, além de uma arma de fogo, duas balanças de precisão, munição, cinco armas brancas e diversos comprovantes de depósitos.
De acordo com a delegada titular em Bambuí, Cláudia Cipullo, a Polícia Civil realizou os levantamentos dos alvos e auxiliou no cumprimento dos mandados. Ela conta que 13 pessoas foram presas em virtude de mandado de prisão, e outras três em flagrante, e uma adolescente foi apreendida. “Todo o material apreendido será analisado, podendo resultar na ratificação das prisões em flagrante”, explica.
O delegado regional em Formiga, Tiago Ludwig, destaca o trabalho realizado. “Uma ação conjunta das forças de segurança mineira, que acalenta o coração da população de Bambuí, com a retirada de diversos narcotraficantes que atuavam na localidade”.
Foram empenhados na operação 120 policiais que integram as polícias Civil, Militar e Penal, além de um promotor e 40 viaturas. A ação contou ainda com apoio aéreo da Coordenação Aerotática (CAT) da PCMG e do Canil da PMMG.
Campo Limpo
O nome é uma referência direta ao bairro Campos, local onde se concentravam os gerentes da organização criminosa alvo da operação.