Colunistas
Eleições mantidas e seus respectivos prazos, por enquanto!
Por enquanto os prazos eleitorais estão mantidos, na sessão administrativa desta terça-feira (12 de maio), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu negativamente a uma consulta formulada por deputada federal sobre a possibilidade de adiamento do prazo para a transferência de domicílio eleitoral para concorrer nas Eleições 2020.
Por unanimidade, o Colegiado acompanhou o voto do relator, ministro Og Fernandes. No entendimento do ministro, não cabe ao TSE alterar os prazos determinados pela legislação eleitoral, como é o caso da antecedência de seis meses para a transferência do domicílio eleitoral de candidatos, prevista no artigo 9º da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições).
Por que eu digo, por enquanto? É fato que ainda estamos diante a pandemia do COVID-19, o que o diferencia de outros vírus é que além de atacar a saúde das pessoas, ele ataca a estrutura base de toda a sociedade, causando enormes prejuízos humanos, sociais e econômicos.
Por isso, para enfrentar esse momento é necessário ter uma visão holística de todos seus efeitos para com coordenação e planejamento priorizar esforços e recursos, caso aconteça o pior cenário em relação à estrutura de saúde, não haveria condições de realizar o pleito, nem mesmo em dezembro e quem decidiria isso seriam as autoridades públicas sanitárias.
O próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral), certamente acatará o que for decidido pelo bem de toda a sociedade brasileira.
Portanto, ainda permanece o clima de indefinição, a depender, sobretudo, dos próximos meses que estão por vir junho será o mês decisivo para os rumos da nação.
A DEFESA PELO MAR DE MINAS FURNAS, VALEU A PENA!
A Medição do último domingo, realizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), mostra que o nível da água da Represa de Furnas chegou à cota de 763,49 metros. O índice está acima dos 750 metros estabelecidos pela Agência Nacional das Águas.
O volume útil da água também subiu para 65,86%. A realidade atual, resultado da atuação no Senado do Senador Rodrigo Pacheco, e da mobilização de deputados, prefeitos e demais lideranças, é uma conquista da população que depende da represa para exercer suas atividades nas áreas do turismo, da piscicultura, da agricultura, do esporte e do lazer.
E A SAÚDE MENTAL DOS BRASILEIROS, O QUE ESTA SENDO FEITO ?
Pois bem, escrever sobre um tema dessa natureza não é tarefa fácil para que não possui formação nesta área, mas vou me atrever a escrever sobre um pouco de “psicologia”, é fato de que as doenças relacionadas a aspectos psicológicos estão em crescente por causa de todo esse tumulto que envolve a pandemia do COVID-19.
Penso que as nossas autoridades, deveriam destacar uma maior atenção com essa pessoas, que necessitam, por exemplo: campanhas educativas, ou a formação de um grande programa nacional de apoio a saúde mental.
Imaginem nesse momento uma pessoa que sofre de síndrome do pânico, no meio de tudo isso que estamos vivenciando?
Enfim, é uma simples observação que precisa ser mais debatida por quem entende do assunto, e apoiada pelas autoridades públicas.