Esportes
Edenilson muda nome em rede social para ‘Macaco’ em protesto após perícia

Momentos depois da perícia oficial declarar como ‘inconclusiva’ a leitura labial do caso de racismo denunciado pelo volante Edenilson, do Internacional, contra o lateral do Corinthians Rafael Ramos, o meio-campista do Inter mostrou sua revolta nas redes sociais. As informações são do jornal O Tempo.
Em seu perfil do Instagram, Edenilson arquivou as fotos, mudou o nome para “Macaco Edenilson Andrade dos Santos” e postou foto nos stories em que aparece com um “X” sobre a boca e o punho levantado. Na imagem, também escreveu as palavras “Não iriam nos calar???? Já nos calaram. Se ofendidos aceitem (sic), engulam a seco. Finjam que não escutaram, é uma luta desleal, é uma luta INCONCLUSIVA!!!!”.
A foto do perfil também já não é mais sua. Na imagem, um homem negro aparece com mãos brancas tampando a boca.
A resposta do jogador vem em relação ao laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP), a pedido da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. De acordo com o documento, as imagens apresentadas não foram suficientes para determinar o que Rafael Ramos teria dito a Edenilson, que reforçou em depoimento ao TJD-SP que foi chamado de ‘macaco’. Rafael Ramos voltou a negar, afirmando que foi um mal entendido.
Em nota oficial, o IGP afirma que “Não sendo possível identificar os movimentos realizados na porção interna da cavidade oral do jogador de camiseta branca (Ramos), é tecnicamente inviável localizar todos os vestígios que definem a sequência de consoantes e vogais emitidas” e que “por essas razões, é impróprio que a perícia criminal oficial do Estado afirme, com responsabilidade do ponto de vista processual e científico, o que foi proferido pelo jogador na cena questionada”.
Foto: reprodução redes sociais