Divinópolis
Duas mulheres são presas em Divinópolis suspeitas de dar golpes financeiros em idosos

Duas mulheres, de 21 e 23 anos, foram presas nesta sexta-feira (21) em Divinópolis, suspeitas de aplicar golpes financeiros contra idosos. De acordo com a Polícia Civil, as prisões ocorreram após investigações que apontaram o envolvimento das duas em estelionato majorado, crime agravado por envolver vítimas vulneráveis e abuso de confiança.
Segundo a delegada Adriene Lopes, responsável pelo caso, as investigadas escolhiam vítimas em situação de vulnerabilidade e se apresentavam como funcionárias da área da saúde para obter dados pessoais e fotos de documentos.
A partir dessas informações, foram feitos empréstimos e transferências bancárias no nome da vítima, que é aposentada, pensionista e depende de medicamentos contínuos. O prejuízo causado à idosa ultrapassa R$ 20 mil.
Durante a operação, além das ordens de prisão preventiva, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas das investigadas e apreendeu documentos e equipamentos eletrônicos que podem ajudar na identificação de outros crimes semelhantes.
A investigação continua, e a polícia orienta que possíveis vítimas procurem a Delegacia de Polícia Civil, localizada na Rua Goiás, nº 1985, Bairro Ipiranga.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforçou novamente o alerta à população sobre pessoas que se passam por servidores da saúde para aplicar fraudes.
Segundo a Semusa, servidores não solicitam dados bancários, dinheiro, fotos de documentos ou assinaturas, exceto em protocolos oficiais de agendamentos.
Visitas domiciliares, quando ocorrem, são previamente comunicadas e têm finalidade específica, como controle de endemias e atendimentos das unidades básicas de saúde.