Divinópolis

Divinópolis pode entrar em colapso financeiro ainda este ano, diz prefeito

Publicado

em

Prefeito de Divinópolis afirmou que crise pode se agravar nos próximos meses se não houver mudanças na arrecadação — Foto: Daniel de Cerqueira/O Tempo

Gleidson Azevedo afirmou que está atuando para minimizar impactos da crise, mas teme por situação do município

A Associação Mineira de Municípios (AMM) prevê que as cidades entrem em colapso financeiro em maio do ano que vem, mas a situação de Divinópolis pode se agravar ainda este ano, de acordo com o prefeito Gleidson Azevedo (Novo). Com informações de O Tempo.

Em entrevista ao Café com Política, da FM O TEMPO 91,7, nesta segunda-feira (23), ele disse que se reuniu com o secretariado recentemente para estudar medidas de contenção de gastos que possam adiar a entrada das contas no vermelho.

“Sempre alguém vai pagar a conta. O ano passado, quando o governo federal reduziu a questão do ICMS, agora a conta está chegando para os municípios, não só da questão do ICMS, mas também do Fundo de Participação dos Municípios, que é uma receita do governo federal (…). Colocamos metas para não atrasar a folha de pagamento e também cortar serviços que a prefeitura oferece ao cidadão”, explicou Gleidson.

Entre as medidas que devem ser adotadas estão cortes de horas extras e bonificações, ações consideradas alternativas a outras mais drásticas, como redução de pessoal – que já foi feita por mais da metade das prefeituras mineiras.

O chefe do Executivo em Divinópolis ainda acrescentou que conta com a mobilização de deputados e senadores junto à União para reivindicar mudanças na legislação que trata da arrecadação dos municípios.

Tendência

Sair da versão mobile