Administração
Divinópolis, Araxá, Varginha e Uberlândia vão reabrir o comércio com restrições
Conforme comunicados divulgados pelas prefeituras, estabelecimentos autorizados a funcionar terão que seguir normas sanitárias rígidas de segurança
Em Araxá, onde um óbito pelo novo coronavírus foi confirmado no dia 19 de abril, de uma idosa de 89 anos que já apresentava outras doenças, a prefeitura decidiu flexibilizar o funcionamento do comércio, a partir do dia 4 de maio, com restrições.
Em Uberlândia, cidade em que até a última sexta-feira (24) haviam oito mortes confirmadas pela doença e uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 84%, conforme boletim divulgado pela prefeitura, o município permitiu a reabertura de novos setores comerciais, a partir desta segunda-feira (27), e, dos shoppings center, a partir do dia 2 de maio. Todos os estabelecimentos terão que seguir critérios de biossegurança.
Varginha também liberou o funcionamento gradual do comércio, a partir desta segunda (27). A cidade registrou a morte de um homem de 59 anos que testou positivo para o vírus, no dia 5 de abril. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúd, o paciente fazia parte do grupo de risco, tinha diabetes e doença cardiovascular.
“É fundamental que a população permaneça em casa sempre que puder. Saia o mínimo possível tomando os devidos cuidados: utilize máscaras e álcool em gel, mantenha distância de 2 metros das pessoas e evite aglomerações”, orientou a Prefeitura de Varginha, em uma rede social.
Já Divinópolis, primeira cidade de Minas a confirmar um caso de coronavírus, também decidiu iniciar a reabertura gradual do comércio a partir da próxima segunda-feira (27). O protocolo da prefeitura, anunciado nessa quarta-feira (22), prevê que lojas e estabelecimentos comerciais funcionem em esquema de rodízio, respeitando as determinações sanitárias.
- Fonte: O Tempo