Minas
Disque Denúncia completa 15 anos com quase 10 milhões de chamadas recebidas em Minas
Completando 15 anos nesta quinta-feira (10), o Disque Denúncia (181) já recebeu mais de 9,8 milhões de chamadas, que geraram mais de um milhão de ocorrências registradas pelas polícias Militar e Civil e pelo Corpo de Bombeiros.
O canal é um serviço coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e já foi responsável pela prisão e apreensão de mais de 263 mil criminosos e pela retirada de circulação de mais de R$ 40 milhões provenientes do tráfico de drogas e jogos ilegais.
De acordo com a Sejusp, o Disque Denúncia também ajudou a retirar das ruas 29 mil armas, mais de 318 mil munições, 25 toneladas de drogas, como cocaína e crack, além de veículos roubados ou furtados.
Principais denúncias
Entre as denúncias feitas pela população, lideram as relacionadas ao tráfico de drogas, informou a Secretaria. Nos 15 anos de atuação do número 181, foram mais de 64 mil ligações relacionadas ao narcotráfico, o que corresponde a cerca de 59% de todas as chamadas.
Em segundo lugar estão denúncias recebidas pelos Bombeiros, como vistorias e fiscalização de locais privados e/ou públicos, seguidas de realização de jogos de azar e crimes ambientais.
Homicídios, maus-tratos contra animais, comércio ilegal, posse irregular de armas de fogo e munições, pessoas foragidas e procuradas, receptação e desmanche de carros, bem como pirataria também entram na lista dos principais temas das chamadas efetuadas para o Disque Denúncia, revelou a Sejusp.
Entre as cidades mineiras, Belo Horizonte lidera o ranking de denúncias, com 24% das ligações. Em seguida aparecem Juiz de Fora, na Zona da Mata; Contagem, na Grande BH; Uberlândia, no Triângulo Mineiro; e Betim, também na região Metropolitana.
O Disque Denúncia 181 é um serviço gratuito, por meio do qual os cidadãos passam informações sobre crimes e sinistros, de forma anônima e sigilosa. Ele está disponível em todos os 853 municípios do Estado.
Para denunciar, basta ligar para o número 181, que funciona como uma central de atendimento unificada formada por profissionais treinados e capacitados, que trabalham 24 horas por dia para atender a população.
O canal também recebe denúncias do programa “Procura-se”, que busca a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto, a partir da qualificação das ações das polícias e das inteligências.
Fonte: Hoje em Dia / Com Agência Minas.