Religião

Diocese prepara celebrações de acolhida do novo bispo, Dom Geovane

Publicado

em

Dom Geovane Luís, foi nomeado bispo diocesano de Divinópolis no dia 19/4 – Foto Divulgação Diocese

A Diocese de Divinópolis se prepara para receber seu novo bispo, Dom Geovane Luís. Nos próximos dias, 15 a 17 de junho, acontece as celebrações e encontros do novo pastor com o clero, os leigos, as autoridades, irmãos encarcerados e a imprensa. Com informações de Santana FM.

Dom Geovane Luís da Silva, foi nomeado bispo diocesano de Divinópolis no dia 19/4, pelo Papa Francisco. Dom Geovane será o sucessor de dom José Carlos de Souza Campos que, no fim do ano passado, foi nomeado pelo Papa Francisco para a Arquidiocese de Montes Claros.

Nesta semana, a Diocese de Divinópolis está preparando uma série de atividades com o novo bispo:

  • 15/06 – Quinta-feira
  • 15h – Celebração Eucarística privada junto aos irmãos encarcerados, no Presídio Floramar
  • 19h30 – Encontro com o Povo de Deus na Catedral do Divino Espírito Santo. Presença do clero, leigos, religiosos e autoridades dos poderes executivo, legislativo, judiciário e militar presentes nas 25 cidades em que se constitui a nossa Diocese.

 

  • 16/06 – Sexta-feira
  • 15h – Coletiva de Imprensa no Centro Diocesano de Pastoral

 

  • 17/06 – Sábado
  • 09h30 – Cortejo saindo da Casa Episcopal em direção à Igreja Catedral. Presença de Dom Walmor, Dom José Carlos e Dom Geovane.
  • 10h – Celebração Eucarística Solene e Início do Ministério Pastoral de Dom Geovane Luís da Silva, como 6º Bispo da Diocese de Divinópolis.

Dom Geovane Luís da Silva

Bispo recém-nomeado para a Diocese de Divinópolis, dom Geovane nasceu em Barbacena, no dia 21 de junho de 1971. Cursou filosofia e teologia no Seminário de Mariana e foi ordenado Diácono (1996), é pós-graduado em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto e possui mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi formador, diretor espiritual e professor no Seminário de Mariana. Integrou a Fundação Cultural da Arquidiocese de Mariana (1999-2016); esteve à frente do Museu (1999-2003) e da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra (2008-2016). Trabalhou nos Processos de Beatificação dos Veneráveis Dom Viçoso, Isabel Cristina e do Servo de Deus, Dom Luciano Mendes de Almeida.

Coordenou a Catequese na Região Mariana Norte (2002-2003). Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (2011-2017). Assessorou a Pastoral Litúrgica, na Região Mariana Norte (1998-2001) e Sul (2011-2013). Exerceu a função de vigário episcopal (2013-2016) e membro do Colégio dos Consultores.

No dia 21 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal foi celebrada no dia 25 de março de 2017, em Barbacena.

No dia 5 de abril de 2017, iniciou seu ministério, dedicando-se especialmente à Região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem (Rensb), que abrange parte da Capital Mineira e as cidades de Sabará, Caeté, Taquaraçu de Minas, Nova União, Nova Lima, Raposos e Rio Acima.

Atualmente acompanha o Vicariato Episcopal Para Ação Pastoral, o Secretariado Arquidiocesano de Liturgia, o Tribunal Eclesiástico/Vigararia Geral/Chancelaria e o Conselho Arquidiocesano dos Reitores de Santuário. Integra a Mesa Diretora do Conselho Arquidiocesano Pró-Vida. No dia 4 de junho, foi eleito Secretário do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para o quadriênio 2019-2023.

Tendência

Sair da versão mobile