Apesar de ser tradicionalmente comemorado no Brasil, não há um registro que oficialize a data no país. No entanto, o dia do irmão surgiu por iniciativa da igreja Católica, em homenagem a Madre Teresa de Calcutá, falecida em 5 de setembro de 1997. A celebração é realizada desde 2007, após 10 anos de sua morte.
Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, ou “Madre Tereza de Calcutá”, como ficou conhecida, foi uma freira católica que dedicou sua vida a ajudar doentes e mais necessitados de vários lugares do mundo.
No contexto religioso, irmãos são todas as pessoas próximas que são filhos de um mesmo Pai: Deus. Essa ideia está relacionada com a data da morte de Madre Tereza, ocorrida no mesmo Dia dos Irmãos. O objetivo é incentivar as pessoas a repensarem as atitudes perante os outros seres humanos, como fazia a freira.
Dia do irmão em outras culturas
Na índia, o Dia do Irmão é celebrado durante o mês de agosto pelos hindus. Na festividade são realizados rituais com oferenda entre irmãos e irmãs de uma família, simbolizando a união e proteção entre eles.