Saúde
Dia D vacinação contra sarampo acontece neste sábado

A prefeitura de Nova Serrana realiza neste sábado, dia 15 de fevereiro, o dia D vacinação contra o Sarampo. Na ação crianças e jovens com idade entre 05 e 19 anos com o cartão de vacina desatualizado devem comparecer as unidades de saúde para serem imunizados.
Segundo informado a campanha acontece em pelo menos 10 unidades de saúde do município, e a imunização pode ser realizada das 08h Às 16h.
De acordo com a prefeitura, o objetivo da campanha é atualizar o cartão de vacina da população alvo.
Sarampo no Brasil
Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde em 2019 Brasil registou 18.203 casos de sarampo e 15 pessoas morreram em razão da doença . A grande maioria dos casos notificados foram registrados em São Paulo , Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.
Já em 2020, segundo os dados do governo Federal, já foram registrados mais 202 casos da doença.
Em setembro de 2016 o Brasil comemorava a eliminação do sarampo em seu território, segundo atestava um certificado entregue pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que declarava a região das Américas a primeira zona livre da doença em todo o mundo.
Os surtos recentes de sarampo fizeram o Brasil perder a certificação dada pela OPAS. Uma mudança radical em pouco tempo, que se relaciona com o sucesso e a posterior falha nos níveis de imunização do país.
O sarampo é uma doença causada por um vírus, transmitido quando alguém doente tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. Tem sintomas similares ao de enfermidades respiratórias: febre com tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.
Cerca de três a cinco dias depois, podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que se espalham pelo corpo. A doença pode ser mais grave em crianças menores de cinco anos e pessoas desnutridas ou com o sistema imunológico enfraquecido.
A forma eficaz de evitá-la é por meio da vacina tríplice viral, que além do sarampo, protege contra a caxumba e a rubéola. Desde 2004, recomenda-se duas doses desta vacina.
*Unidades de Saúde que estarão vacinando no Dia D (15 de fevereiro)
PSF Antônio Ferreira do Amaral | Rua Topázio S/N – Bairro Planalto |
POLICLÍNICA | R. Zacarias Guimarães, 580 – Laranjeiras |
PSF Novo Horizonte e Ordália Almeida | Av. Norte Sul, 1552 – Bairro Novo Horizonte |
PSF Francisco de Azevedo | Rua Tupis, 14 – Centro |
PSF Jeferson Batista e PSF Maria Luiza | Rua Padre José Luiz, 3.200 – Jeferson Batista |
UBS João Claudino (PSF Santa Luzia e PSF São Geraldo) | Rua João Quintino Ribeiro, 820 – Bairro São Geraldo. |
PSF Capão | Rua Maria Marciana dos Santos, 608 – Capão |
PSF Julieta Luiza | Rua Eloi Marques de Assis, 30 – Boa Vista |
PSF Frei Paulo | R. Assulino Ferreira da Silva, 170 – Frei Paulo |
PSF Gamas (8h-11h) – Areias Brancas (12h-16h) | R. Malacacheta – S/N – Gamas
Igreja Católica – Areias Brancas |
PSF Cidade Nova | R. Geraldo Antônio de Lacerda-220 C. Nova 3 |