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Dez dicas para você melhorar seu relacionamento com seus clientes

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Você e ou seu negócio realmente têm relacionamento com os clientes e leva isso a sério, ou isso é levado e consideração apenas quando precisa vender? Invista no relacionamento com o cliente, construa uma parceria sólida, uma relação ganha-ganha, entregue valor, resolve os problemas dos clientes. Agindo assim, eles não somente compraram de você, como também irão se tornar divulgadores da sua marca, de seus produtos ou serviços, eles se tornaram em fãs do seu negócio. Quando você tem uma boa gestão de relacionamento com o cliente, você consegue proporcionar para os mesmos atendimento personalizado, respeitando seu perfil e todas as suas características. Abaixo listo pra você 10 dicas para melhorar o relacionamento com os clientes:

1ª Verificar se o cliente recebeu o que foi prometido: uma das etapas mais importantes no relacionamento com o cliente é fazer o acompanhamento do pedido do cliente. Após a finalização do pedido, monitorar todos os passos para que tudo corra bem, até que o pedido seja entregue ao cliente.

2º Fazer pós-venda: após se certificar que o cliente recebeu o pedido e que o mesmo chegou em conformidade. Peça ao seu cliente para responder uma pesquisa de satisfação, ressalte a confidencialidade e importância das informações da pesquisa. Pois só assim você e ou sua empresa irão melhorar.

3º Ser pontual: pontualidade é respeitar o tempo da outra pessoa. E quando você proporciona isso para seus clientes, eles irão valorizar você. Cumpra o que marcar com cada consumidor.

4º Entenda o perfil de cada cliente: outro passo fundamental para uma boa gestão de relacionamento com clientes é saber identificar o perfil de cada um. Isso te proporcionará atender cada demanda de forma individualizada.

5º Ser empático: empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Mas nesse caso, é você ter a capacidade de entender os gostos e preferências dos seus clientes. Saber como gosta de ser chamado, como gosta de ser elogiado, com que frequência gosta de receber mensagens ou ligações, se gosta de receber e-mails promocionais, etc.

6º Mostrar que você e seu negócio são confiáveis: transmitir confiança irá te dar muita credibilidade com seus clientes, isso estreitará os laços de vocês e o relacionamento se tornará duradoura.

7º Fazer o cliente ser bem sucedido: é um conceito utilizado no customer sucess, encarrar o sucesso do cliente como se fosse seu próprio sucesso. Ajudar a construir essa jornada, estar presente no dia a dia do cliente.

8º Resolver problemas rapidamente: não tem como evitar, surgiu um problema, resolva-o o mais rápido que você puder, deixe o cliente tranquilo e com a clareza necessária para entender o que ocasionou o fato e as medidas que você tomou para que não aconteça mais.

9º Crie indicadores de desempenho: crie indicadores para acompanhar e monitorar o desempenho de cada cliente, faça uma gestão desses indicadores. Isso facilitará a sua gestão de relacionamento com o cliente.

10º Estimule seus clientes a dar feedback: os feedbacks são armas poderosas para você e seu negócio evoluir, dê voz ativa aos clientes e faça com que eles se sintam importantes para seu negócio.

Como em qualquer outro tipo de relacionamento, o mesmo precisa ser alimentado consistentemente. A gestão do relacionamento com o cliente tem o objetivo de fidelizar os mesmos, de cravar a marca, o produto ou serviço na mente do consumidor. Você faz a gestão de relacionamento de clientes em seu negócio?

Teve algum insight lendo este artigo? Compartilhe-o comigo no @deniobenfica ou (37) 99145-9936.

  • Eu sou Dênio Benfica, especialista em soluções criativas para negócios. Nos vemos no próximo artigo. Até lá.

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