Minas
Despachante de armas é preso por colocar 29 armas no mercado clandestino em MG

Após fraudar procedimentos para possibilitar que 29 armas de fogo chegassem ao mercado clandestino, um despachante de armas de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, acabou preso nesta terça-feira (13/9) pela Polícia Federal (PF). O suspeito, que não teve a idade divulgada, foi alvo de um mandado de prisão preventiva. As informações são do jornal O Tempo.
O suspeito foi encaminhado ao Sistema Prisional, onde ficou à disposição da Justiça. A prisão foi um desdobramento da operação “Spawning”, deflagrada em agosto deste ano na cidade. Na ação apurou a fraude em aquisição, registro e comércio ilícito de armas de fogo na região.
As investigações teriam começado em janeiro deste ano, após inconsistências serem constatadas em requerimentos de aquisição e registro de armas de fogo.
“Investigações apontaram que determinado procurador, que atuava como despachante em procedimentos de arma de fogo, teria fraudado os procedimentos para viabilizar a aquisição de armas de fogo em nome de terceiros e possivelmente dispersado essas armas no mercado clandestino”, disse a corporação no mês passado.
Segundo a PF, as medidas judiciais cumpridas à época tinham o objetivo de identificar os envolvidos nos crimes e o destino das armas. Até então, as investigações já tinham levado à prisão de uma pessoa por posse de munições de calibre restrito adquiridas de maneira ilegal.