Minas
Deslizamento de aterro em obra de mineradora de Sarzedo assusta moradores
O escorregamento de um aterro em uma obra civil dentro da mineradora Itaminas, em Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, assustou os moradores da cidade nesta segunda-feira (9). Três veículos que atuavam na mineradora foram soterrados, mas não havia ninguém dentro deles.
Vários vídeos circularam nas redes sociais afirmando que seria um rompimento de barragem, o que foi descartado pela mineradora e pela Defesa Civil do município. Nenhuma residência foi atingida e não há feridos. O rompimento afetou apenas a área da mineradora. Técnicos da Defesa Civil foram para o local para avaliar os danos e informaram que o deslizamento ocorreu longe da barragem.
A primeira informação de que uma barragem havia se rompido em Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, deixou moradores da cidade assustados.
A estudante Ana Clara Ferreira, 20, trabalha em um bar localizado no bairro Brasília, um dos primeiros bairros que seria atingido caso a barragem viesse a romper. Ela conta que ficou sabendo do incidente por meio de um cliente que entrou no bar afirmando que a barragem havia se rompido.
“Foi bem desesperador no momento, mas depois a gente viu que não foi a barragem. Na hora foi aquele susto. A minha reação foi de pensar em pegar a minha mãe, o cachorrinho que estava aqui na rua e ir embora. Mas em dez segundos ficamos sabendo que estava tudo bem e não saímos”, disse a estudante.
A autônoma Luane Ketlin Valadão, 21, conta que muitas pessoas do bairro ficaram desesperadas em grupos de WhatsApp. “O povo da minha casa ficou assustado, perguntando onde eu estava. Vimos helicóptero sobrevoando a área, mas depois começou a passar no jornal e ficamos mais tranquilos”, explica.
Luane afirma que não se sente segura morando no bairro. “Não tem como sentir segurança depois que outras barragens estouraram em Minas. A gente não sabe o que está acontecendo lá dentro, não tem transparência”, pontua.
Escorregamento de aterro
Por nota, a mineradora Itaminas informou que “trata-se de um escorregamento de aterro em obra civil, não havendo vítimas ou dano ambiental nem tampouco qualquer relação com as barragens, que mantêm os níveis de segurança dentro dos padrões exigidos. Todas as medidas corretivas estão sendo tomadas”.
O Corpo de Bombeiros também foi para o local. “O que a gente constata, que foi passado pelos engenheiros é que eles estavam realizando uma obra de remoção de solo, juntamente com sistema de drenagem e um aterro, e houve um escorregamento em uma área bem limitada da empresa. Não houve nenhuma situação que atingisse a barragem, que está localizada a, aproximadamente, um quilômetro do local onde ocorreu o fato”, informou o tenente Jader Junio Correia.
Deslizamento de aterro em obra de mineradora de Sarzedo assusta moradores. Vários vídeos circularam nas redes sociais falando que seria um rompimento de barragem, o que foi descartado pela mineradora e pela Defesa Civil municipal. pic.twitter.com/GBjXtEp75w
— O Tempo (@otempo) August 9, 2021
Por meio de um comunicado, a Defesa Civil de Minas Gerais comunicou que acompanha o ocorrido e reitera que, conforme as informações repassadas pela Itaminas, não ocorreu um rompimento de barragem de mineração em Sarzedo, mas sim um escorregamento de aterro de obra civil. Não houve vítima ou dano ambiental. “A informação foi confirmada pelo coordenador ambiental da empresa e por agentes da Defesa Civil Municipal que estiveram no local”, afirma a nota.
Leia o comunicado na íntegra:
“O Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (GMG/CEDEC) comunica que está acompanhando a notícia veiculada em redes sociais nesta segunda-feira (9/8/2021), sobre um possível rompimento de barragem de mineração na cidade de Sarzedo.
Conforme nota emitida pela ITAMINAS COMÉRCIO DE MINÉRIOS S/A, trata-se de um escorregamento de aterro de obra civil, não havendo vítima ou dano ambiental. A empresa afirma que o evento não tem qualquer relação com as barragens de rejeito de mineração, e que estas se mantém dentro dos níveis de segurança conforme os padrões exigidos.
A informação foi confirmada pelo Coordenador Ambiental da empresa e por agentes da Defesa Civil Municipal que estiveram no local e, inclusive, gravaram vídeo explicando a situação naquele momento.
A ocorrência foi conduzida pela Defesa Civil Municipal de Sarzedo. A situação está estabilizada. Agentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e Agência Nacional de Mineração (ANM) compareceram até o local e acompanharam as medidas corretivas implementadas pela empresa.”
Fonte: O Tempo
Foto: Divulgação/CBMMG
Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp
Clique aqui e siga-nos no instagram
Clique aqui e siga-nos no facebook
JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER