A medida segue a orientação das diretorias de Projetos e Manutenção do Departamento e foi justificada a partir da identificação da fadiga na estrutura da ponte, que recebe um tráfego diário médio de 800 veículos por dia, entre pesados e leves.
Rotas alternativas
O DER-MG divulgou algumas rotas alternativas para os motoristas. Os veículos com destino a Arcos e Lagoa da Prata, à partir da Rodovia BR-262, poderão seguir por meio das rodovias MG-164, MG-429, LMG-891, BR-354 ou BR-262 e BR-354, uma vez que a interdição da ponte implicará na restrição total do tráfego no km 24,8 da MG-170, em ambos os sentidos.
Recuperação da ponte e liberação de tráfego:
Segundo o DER-MG, a ponte, que já tinha o tráfego restrito a 24 toneladas, era monitorada pelo departamento, e para orientação dos motoristas, placas foram instaladas no local, porém, a ação de vândalos promoveram a retirada das placas.
Com isso, em desrespeito à restrição de peso permitia, muitos caminhões com cargas de 60 toneladas utilizavam diariamente a ponte. Devido a isso, para restabelecer o tráfego da ponte sobre o rio Jacaré, será necessário uma avaliação técnica para indicar qual a solução a ser adotada.
Técnicos do DER já estão com estudos preliminares em andamento para recuperação da estrutura.
A execução dos serviços dependerá das condições climáticas favoráveis e da disponibilidade de recursos.
- Assessoria de Comunicação Social do DER-MG
- Foto: Tapiraimgtv