Corpo de Bombeiros

Deputado Fábio Avelar busca conquistas no comando geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Publicado

em

Em busca de mais conquistas para Nova Serrana, Bom Despacho, Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte e municípios vizinhos, o Deputado Fábio Avelar esteve reunido, no último dia 16/07, com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel BM Edgard Estevo da Silva.

Entre os vários assuntos abordados durante a reunião, merece destaque a elevação do Pelotão de Bombeiros Militares de Nova Serrana à Companhia; a elevação do Posto Avançado de Bombeiros Militares de Bom Despacho à Pelotão, a implantação de uma Fração de Bombeiros Militares em Lagoa da Prata e outra em Santo Antônio do Monte, além das demandas de um novo caminhão de combate a incêndio para o Pelotão de Nova Serrana e uma caminhonete de salvamento para o Posto Avançado de Bom Despacho.

“A reunião com o Comandante Coronel Edgard Estevo foi muito produtiva, com vários assuntos importantes em pauta, entre eles, alguns que venho lutando há algum tempo, como a elevação do Pelotão de Nova Serrana à Companhia. O Comandante se mostrou favorável aos pedidos que, segundo ele, passarão por análise técnica para então, uma resposta ser dada aos municípios”, afirma o Deputado Fábio Avelar.

Todas as elevações trazem melhorias em quesitos importantes, como o aumento do efetivo e eficiência logística para a região. São autonomias para que os bombeiros militares desenvolvam trabalhos com, ainda mais, excelência.

Já a implantação de frações objetiva oferecer mais segurança aos cidadãos, diminuindo o tempo de atendimento, de forma que a guarnição de uma cidade chegue a outra com rapidez. “O Plano de Comando 2015/2026 prevê a instalação de novas estruturas em localidades onde a corporação ainda não se faz presente no Estado, bem como a elevação de algumas unidades que já existem, dotando-as de mais autonomia, com novos recursos operacionais e aumento do efetivo, dentro dessa perspectiva é que temos atuado em prol dos municípios da nossa região, do Centro-Oeste mineiro, esclarece Avelar.

Sobre a elevação do Pelotão de Bombeiros Militares de Nova Serrana à Companhia, a mesma é uma luta antiga do Deputado Fábio Avelar, sendo vários os embasamentos que justificam tal solicitação, entre eles, o alto número de ocorrências operacionais, grande arrecadação de taxa de incêndio (16ª do Estado) e localização em ponto estratégico.

Além disso, Nova Serrana é a cidade que mais cresce em Minas Gerais, acompanhada de Perdigão, ambas atendidas pela Fração de Nova Serrana. “É necessário e urgente o aumento de efetivo de bombeiros militares, além disso, Nova Serrana possui elevado número de indústrias que necessitam de fiscalização e acompanhamento do Corpo de Bombeiros. Como a segunda maior cidade do Centro-Oeste mineiro, o município necessita e merece ter uma Companhia de Bombeiros Militares”, acredita o Deputado Fábio Avelar.

Quanto à elevação do Posto Avançado de Bombeiros Militares de Bom Despacho à Pelotão, a ação justifica-se com o alto número de ocorrências atendidas e por ser a Fração de Bombeiros Militares que atende a maior área territorial do Centro-Oeste mineiro. A necessidade do aumento de efetivo e sua localização em ponto estratégico, de escoamento fácil para Martinho Campos, Pompéu, Abaeté, Moema, Lagoa da Prata, Luz também podem ser apontados como motivos importantes para o pedido.

“Em Bom Despacho, a elevação da Fração do Corpo de Bombeiros seria um grande ganho, não só para o município, mas para as cidades do entorno atendidas por ela”, explica o Deputado Fábio Avelar.

Com relação às solicitações de implantação de uma Fração de Bombeiros Militares em Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte inúmeros pontos justificam tais solicitações.

Lagoa da Prata possui área territorial extensa, uma economia forte, baseada na agropecuária, laticínios e caramelos, com indústrias importantes instaladas no município, como a Embaré, Bracicolo, Athor Bikes, Pharlab e Agnus Aviação, entre outras. Além disso, está localizada em posição geográfica favorável.

Já Santo Antônio do Monte possui um alto número de indústrias de fogos de artifício e, historicamente, sofre com explosões, precisando, assim, de resposta imediata para salvamento de vidas, além disso, possui localização privilegiada, podendo a Fração instalada ser utilizada de maneira estratégica para atendimento de outros municípios.

“Nesta situação, como Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte são municípios vizinhos, acredito que, em curto prazo, conseguiríamos a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em, pelo menos, uma das duas cidades, o que já seria um grande ganho para ambas. No entanto, nossa luta é pela implantação de frações dos Bombeiros nos dois locais”, diz o Deputado Fábio Avelar.

Por fim, a compra, ou remanejamento, de um caminhão de combate a incêndio para o Pelotão do Corpo de Bombeiros de Nova Serrana e uma caminhonete de salvamento para o Posto Avançado de Bombeiros Militares de Bom Despacho são necessárias.

É público que a frota de caminhões de combate a incêndio, que atualmente atende Nova Serrana, possui veículos antigos, que rotineiramente precisam de manutenção e/ou troca de peças por desgaste, trazendo transtornos ao atendimento.

Já a caminhonete de salvamento, para o Posto Avançado de Bom Despacho, justifica-se na atual realidade que vive a Fração, com um veículo antigo e apresentando muitos problemas. “Essas demandas chegaram ao meu gabinete e eu, exercendo mais uma de minhas funções como deputado estadual, repasso as mesmas ao Governo do Estado”, conclui Avelar.

Ainda de acordo com o Deputado Fábio Avelar, agora é aguardar a avaliação técnica do Comando Geral dos Bombeiros Militares de Minas Gerais. “Levamos demandas importantes e necessárias, algumas urgentes, agora é aguardar, esperando, claro, por respostas positivas. Posso dizer que o Comandante estava atento a todas às solicitações, e justificativas das mesmas, e sinalizou positivamente com relação a elas”, finaliza o Deputado Fábio Avelar.

 

Tendência

Sair da versão mobile