Atualidade
Depois de jogo da Baleia Azul, Momo é o novo risco nas redes sociais
Utilizando Whatsapp, criminosos utilizam de imagem macabra e brincadeira pelas redes sociais para colocar crianças e adolescentes em risco e cometerem crimes virtuais
Os pais devem permanecer atentos a utilização das redes sociais e jogos por seus filhos em smartphones e gadgets, isso porque um novo risco anda causando transtornos nas redes sociais e colocando as crianças e adolescentes em risco.
Após a onda do “Desafio da Baleia Azul”, um jogo que segundo investigações teve ligações diretas com quadros de depressão, transtornos mentais e emocionais, crimes e até suicídios, uma nova “brincadeira de internet” que vem se espalhando por todo o mundo e já chegou ao Brasil.
A chamada Momo já está causando estragos e registros de casos em diversos estados brasileiros já foram notificados.
Segundo apurado, através de um número de Whatsapp memorizado, o internauta passa a trocar mensagens com uma boneca de olhos esbugalhados, pele pálida e sorriso sinistro.
Após ser iniciado a troca de mensagens com a personagem sinistra, conteúdos que envolvem imagens ou mensagens inquietantes com cenas violentas e até ameaças passam a ser enviadas pela personagem.
Segundo autoridades internacionais que cuidam do caso como as Polícias da Espanha e do México, apontam que os riscos principais estão relacionados a roubo de informações pessoais, incitação ao suicídio ou à violência, assédio, extorsão e transtornos físicos e psicológicos como ansiedade, depressão, insônia e outros.
Até então existem casos relatados na Argentina, Estados Unidos, França, Alemanha e mais recentemente no Brasil. As autoridades já descobriram que um dos números para mandar mensagens para MOMO usa 81, código do Japão, e outros dois são latino-americanos, um da Colômbia (52) e outro do México (57). Há cada vez mais números se espalhando com a Momo.
Atenção pais, a Momo tem como seu principal meio de disseminação o WhatsApp, mas a personagem também se popularizou através do jogo Minecraft, que tem mais de mil jogadores por dia.