Conecte-se Conosco

Saúde

Dengue preocupa autoridades em Minas Gerais

Publicado

em

Nova Serrana registra apenas 12 casos suspeitos de dengue e em apenas 40 dias de 2020 Bom Despacho supera numero de casos de 2017 e 2018

A dengue vem assombrando Minas Gerais em 2020, somente na última semana mais de 2,9 mil casos foram notificados em Minas e a situação em diversos municípios é preocupante.

Segundo publicado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), este ano, foram registrados no estado até a veiculação do boletim, publicado na última terça-feira dia 11 de fevereiro, foram 9.895 casos prováveis de dengue até o momento.

O boletim aponta que 23 municípios contam com incidência muito alta, oito com alta incidência, 47 com média incidência, 357 com baixa incidência e 418 municípios sem registro de casos prováveis.

Foi ainda apontado pelo boletim que em Minas Gerais foram registradas este ano 26 notificações de casos da doença com sinais de alarme e cinco de dengue grave. Seis óbitos permanecem em investigação, contudo não há confirmação de morte por dengue este ano.

Região Centro-Oeste

Bom Despacho, juntamente com Formiga, Pará de Minas, Santo Antônio do Monte, aparecem como as cidades com mais casos prováveis de dengue na região.

A cidade de Pará de Minas Lidera o ranking da região com 228 casos notificados somente este ano.

Já Nova Serrana, município que teve um alto índice de infestação registrado no último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) o pior índice dos últimos dois anos, registrando um quadro de 7.7% quanto aos focos de proliferação da dengue, obteve segundo a SES até o momento apenas 12 casos de dengue notificados.

Bom Despacho

Este ano, Bom Despacho registrou o maior percentual de infestação de dengue da região, 16,2%. O limite considerado seguro é abaixo de 1%. Pior que isso, já foram confirmados mais casos de dengue nos primeiros 42 dias deste ano, que em todo o ano de 2018 e 2017.

Vale ressaltar que 97% dos focos encontrados no LIRAa estão dentro das casas. “A situação é gravíssima. Se as pessoas não limparem seus quintais e eliminarem a água parada, teremos mais doentes e até mortes”, alerta o gerente de Epidemiologia, Fernando Júnior.

Segundo a SES-MG a cidade teve 59 casos de dengue registrados somente neste ano. Por sua vez a prefeitura informou que diante da situação tem dado continuidade aos trabalhos que são desenvolvidos ao longo de todo o ano. “Diferente das cidades que esperam o Estado enviar recurso, em Bom Despacho, a Prefeitura está aplicando fumacê desde o ano passado. Para isso tem usado dinheiro próprio. Os agentes também visitam as casas diariamente”. Informou o setor de Comunicação.

Ainda de acordo com a prefeitura, “só este ano, os servidores já foram em 4.767 imóveis. Destes, 115 moradores foram notificados por manterem focos e três foram multados por insistirem em criar o mosquito”.

Foi ainda informado que os agentes também fazem bloqueio nas áreas onde têm pessoas com suspeita de dengue, chikungunya ou zika. Por isso é importante que os cidadãos com sintomas de dengue procurem sua Unidade de Saúde. “As UBSs nos informam em quais locais têm suspeitos das doenças e enviamos nossa equipe para reforçar o combate nesta área”, destaca Júnior.

Por fim o executivo ressaltou que acontece todo sábado um mutirão feito pela Prefeitura para ajudar a população a limpar quintais. A ação é feita de 8h às 16h. “O terceiro mutirão será dia 15 de fevereiro nos Bairros Esplanada, Vila Militar, Vila Aurora, Vila Gontijo, Centro e Santa Rita”. Finalizou a prefeitura de Bom Despacho.

Confira os casos notificados nas principais cidades da região

Casos de dengue na região em 2020

Cidade Casos
Araújos 5
Arcos 6
Bom Despacho 59
Conceição do Pará 3
Divinópolis 23
Igaratinga 3
Itaúna 4
Lagoa da Prata 24
Luz 4
Nova Serrana 12
Onça de Pitangui 1
Pará de Minas 228
Perdigão 10
Pitangui 3
Santo Antônio do Monte 55
São Gonçalo do Pará 2
Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade