Defesa civil

Defesa Civil emite alerta sobre baixa umidade relativa do ar em Nova Serrana

Publicado

em

A Defesa Civil de Nova Serrana informou que a cidade está em estado de alerta, devido de atenção Umidade relativa do ar variando entre 25% e 15%.

Segundo a Defesa Civil, com a umidade do ar baixa, aumentam os riscos de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Umidade do ar é algo positivo

De acordo com a Defesa Civil de Nova Serrana, o ar seco faz as vias aéreas trabalharem ainda mais. Isso ocorre porque a mucosa nasal precisa umedecer o ar para que as trocas gasosas no pulmão mantenham certa quantidade de água.

Quando o tempo está muito seco, as vias respiratórias fazem um esforço maior. Com isso, as defesas do corpo diminuem. Assim surgem as viroses, alergias, inflamações por bactérias, rinites (inflamação da mucosa do nariz que atinge cerca de 30% da população brasileira, segundo a OMS), sinusite (nos seios da face), asma…

Veja, a seguir, algumas dicas para umidificar o ar em sua casa e aliviar os problemas respiratórios.

  1. Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.
  2. Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.
  3. Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.
  4. Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.
  5. Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.
  6. Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.
  7. Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar variando entre 25% e 15%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Tendência

Sair da versão mobile