Conecte-se Conosco

Esportes

Cruzeiro x América: como CBF analisou lance polêmico do clássico

Publicado

em

Wilson Seneme analisou expulsão de Fernando Henrique em jogada com Cazares - Créditos: CBF/Reprodução

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme avaliou expulsão de Fernando Henrique em lance com Cazares

O presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Wilson Seneme, analisou, nesta terça-feira (3), a expulsão de Fernando Henrique, do Cruzeiro, em lance com Cazares, do América. As equipes se enfrentaram no último domingo (1º), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com informações de Itatiaia.

Aos 47 minutos do segundo tempo, o meio-campista do Cruzeiro recebeu cartão amarelo após uma forte entrada em Cazares. Depois da análise do VAR, comandado na ocasião por Rafael Traci (Fifa-SC), Fernando Henrique foi expulso de campo pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden (RS).

Nesta terça-feira (3), no programa Papo de Arbitragem, Seneme afirmou que a expulsão foi correta, pois, no lance, a situação envolveu “jogo brusco grave”.

“Houve jogo brusco grave. Se a gente avaliar lá, não havia a presença da bola. Ele [Fernando Henrique] chega atrasado na disputa, vai com as travas da chuteira na canela do adversário [Cazares]. Por isso que os árbitros pedem velocidade 30%, 50%, e, depois, velocidade normal para avaliar a força excessiva que o jogador empregou. Risco de lesão, não precisa lesionar. O risco justifica a revisão para o cartão vermelho”, disse o presidente da Comissão de Arbitragem.

Na visão de Seneme, Fernando Henrique não fez menção em retirar o pé da dividida com Cazares, o que aumentou o risco de lesionar o meia do América.

“No momento do primeiro ponto de contato, a bola já saiu, ou seja, se o jogador quer evitar esse tipo de situação, ele recolhe o pé. Quando eu deixo a perna esticada, a bola já saiu e, com as travas, por cima do pé do jogador… com o VAR, fatalmente o árbitro será convidado a uma revisão”, complementou.

O que diz o trecho do ‘jogo brusco grave’

Segundo o regulamento da CBF, o jogo brusco grave se configura em “uma entrada ou uma disputa que põe em risco a integridade física de um adversário ou utiliza força excessiva ou brutalidade deverá ser sancionada como jogo brusco grave. Todo jogador que, ao disputar a bola, arremeter com força excessiva contra um adversário pela frente, pelos lados ou por trás, usando uma ou ambas as pernas, ou que puser em risco a integridade física de um adversário, pratica jogo brusco grave”.

Cruzeiro terá três desfalques contra o Cuiabá

Os volantes Matheus Jussa e Fernando Henrique e o atacante Bruno Rodrigues não estarão em campo na próxima partida do Cruzeiro.

Na 25ª rodada, Jussa derrubou Alê no meio-campo para tentar impedir uma jogada de ataque do América. O time alviverde teve vantagem no lance, mas o volante celeste foi punido com o amarelo aos 30 minutos de jogo.

No final do confronto, Bruno Rodrigues também levou o terceiro cartão amarelo e, com isso desfalcará, a equipe diante do Cuiabá na próxima rodada.

Na capital do Mato Grosso, Cuiabá e Cruzeiro vão se enfrentar em um “jogo de seis pontos”. Isso porque o Dourado está na 11ª posição, com 32 pontos. Já o time de Zé Ricardo ocupa a 12ª colocação, com 30 pontos.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade