Conecte-se Conosco

Esportes


Cruzeiro: qual a matemática para evitar a queda a partir de agora?

Publicado

em

Cruzeiro e Vasco seguem brigando contra o rebaixamento — Foto: Flávio Tavares/ O Tempo

Time estrelado apenas empatou contra o Vasco nesta quarta (22) e ainda corre riscos

O Cruzeiro empatou com o Vasco, por 2 a 2, no Mineirão, nesta quarta-feira (22), e chegou a 41 pontos e aos mesmos 34 jogos de todos os seus concorrentes na luta contra o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. E agora, quais as contas para o time estrelado? Com informações de O Tempo.

O Cruzeiro está em 16º lugar e abriu três pontos para o Bahia (41 a 38), o primeiro dentro da zona do rebaixamento. Além disso, hoje, os dois têm o mesmo número de vitórias (10) e o time estrelado tem um saldo de gols melhor do que a equipe baiana (dois para o Cruzeiro, e menos oito para o tricolor). Ou seja, estão empatados no primeiro critério de desempate e tem vantagem celeste no segundo. Porém, uma vitória do Bahia na rodada (sexta, contra o Corinthians, em São Paulo), e uma derrota do Cruzeiro para o Goiás (segunda, em Goiânia), faz com que o Bahia ultrapasse o time mineiro.

De acordo com o site Infobola, o Cruzeiro tem no momento 16% de chances de queda, enquanto o Bahia tem 58% – o Vasco, que também tem 41 pontos, como o Cruzeiro, mas uma vitória a mais, tem 17%. O Goiás, que tem 35 pontos e ainda sonha com a manutenção, tem 95%. Ou seja, o jogo contra o Cruzeiro é de vital importância para o time goiano, que terá praticamente uma última decisão para tentar selar seu futuro.

Segundo o Departamento de Estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma conta mais segura para se salvar da queda é chegar aos 47 pontos, o que daria 1,1% apenas de chance de rebaixamento. Com 46, o risco sobe para 6,1%. Já com os famosos 45, meta inicial de quem pensa em se safar da queda, a chance, hoje, é de 22,5%.

Na prática, ao que tudo indica, duas vitórias podem ser a salvação para o Cruzeiro. Além do Goiás na segunda (27), o time celeste enfrenta o Athletico-PR, no Mineirão, na quinta (30), visita o Botafogo e recebe o Palmeiras, em datas a serem confirmadas. Com duas vitórias, nos cálculos atuais, o Cruzeiro chegaria a 47 e poderá respirar tranquilo. Dependendo de uma combinação de resultados, um número um pouco mais baixo (45 ou 46) pode salvar, conforme o desempenho dos rivais.

Além dos já citados Cruzeiro, Vasco, Bahia e Goiás, ainda correm risco o Santos (6%), o Internacional (5%), o Corinthians (3%) e o Fortaleza (1%), de acordo com o Infobola. O América já está rebaixado e o Coritiba, vice-lanterna, tem 99% de chances de queda e apenas uma pequena chance matemática de escapar.

Publicidade 3
Publicidade 4

Política