Minas
Covid-19: cidades da Grande BH voltam a obrigar uso de máscaras em escolas
Devido ao aumento no número de casos de COVID-19 na cidade de Nova Lima, região Metropolitana de BH, a partir dessa sexta-feira (27/5) o uso de máscara volta a ser obrigatório em estabelecimentos e unidades de saúde, nas escolas pública e privada e no interior dos veículos de transporte escolar. Em Betim, o município também vai publicar novo decreto nesta quinta-feira (26) e a nova orientação passa a valer a partir de segunda (30). As informações são da Rádio Itatiaia.
O decreto que regulamenta as alterações foi publicado pela prefeitura de Nova Lima nessa quarta-feira (25). O uso do equipamento, no entanto, nos demais locais abertos e fechados permanece facultativo.
Em Belo Horizonte o uso das máscaras não é obrigatório, inclusive nas escolas, desde o último dia 27 de abril.
Segundo a Prefeitura de Betim, a medida vale para unidades das redes pública e privada a partir de segunda (30); nas drogarias a norma já deve ser cumprida a partir de hoje (26).
Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, doenças respiratórias subiram 30% nos últimos dias, impulsionadas também pelo tempo frio e seco.
“Sabemos que os mais jovens, sobretudo as crianças, têm questões anatômicas que os tornam mais vulneráveis às doenças respiratórias, incluindo a covid-19. Com isso, existe, nesse público, um risco maior de complicações em decorrência dessas enfermidades na forma aguda. Paralelamente a isso, estamos em período sazonal que é mais propício às doenças respiratórias. E, por fim, temos uma cobertura vacinal que ainda está abaixo dos índices preconizados pelo Ministério da Saúde. Todos esses fatores motivaram a decisão do prefeito Vittorio Medioli de retomar o uso da máscara nas instituições de ensino”, explica o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares.
Foto: imagem ilustrativa web – Agência de notícias das favelas