Governo Estadual
Covid-19: Avanço da doença faz governo de Minas temer ‘estrangulamento’ da saúde no Estado
Em Minas Gerais, em meio a flexibilização das restrições em muitos municípios e regiões, o aumento do número de casos de Covid-19 preocupa as autoridades. Conforme afirmou o Governador Romeu Zema na última quinta-feira, dia 18 de junho é preciso barrar a transmissão da doença, pois, caso contrário, o sistema de saúde terá a capacidade esgotada em até 30 dias.
“Nós sabemos que essa trajetória ascendente não pode continuar como está, sob pena de que, dentro de um mês, tenhamos um estrangulamento total no sistema de saúde, apesar de todos os esforços que fizemos”, afirmou.
Durante coletiva o Governador pediu a colaboração dos populares apoio da população e dos prefeitos para conter a disseminação do vírus. Na oportunidade Romeu Zema fez um alerta sobre o avanço da doença em Minas e pediu que seja mantido o máximo possível de isolamento e que as medidas de proteção individual nas próximas semanas sejam mantidas com rigor.
“Pedimos para que o mineiro, que se comportou tão bem até agora, não relaxe com relação às medidas preventivas. Quem puder ficar isolado, fique. O grupo de risco não deve sair de casa. Minas Gerais já rompeu a barreira dos 500 óbitos, uma marca triste, e sabemos que esse número, independentemente das nossas ações, continuará subindo até o momento de pico que, conforme a previsão dos especialistas, deve ser no mês de julho. Por isso, peço que todos redobrem os cuidados nas próximas 4 ou 5 semanas, porque elas serão decisivas. Se passarmos bem por esse período, com certeza teremos um horizonte mais seguro a partir daí”, afirmou.
Além do isolamento, Zema reafirmou durante a coletiva a importância de praticar o distanciamento social, o uso da máscara e as medidas de higienização. Ele também destacou que a gestão estadual vem se esforçando para ampliar a capacidade de atendimento.
“Nesta semana, fizemos a entrega de mais 79 leitos de UTIs, o que vem a fortalecer ainda mais o sistema de Saúde do Estado, e estamos criando mais 23 leitos de UTI no Hospital Julia Kubitschek, em Belo Horizonte. Além disso, entregamos 500 novos respiradores. A Secretaria de Saúde está sendo extremamente criteriosa na distribuição desses equipamentos e eles irão para aquelas regiões que apresentam um cenário mais crítico, levando em conta o número de pessoas que precisam ou precisarão de tratamento intensivo, de acordo com a indicação da curva, e a quantidade de leitos disponíveis”, explicou.
O governador, ainda ratificou que a situação em Minas preocupa. “Nós, realmente, esperávamos um crescimento, mas não como ele tem se comportado nos últimos dias. Eu faço um pedido a todos os mineiros e, principalmente, aos prefeitos, que façam tudo o que está ao seu alcance”, disse. Nesta quinta-feira, o Estado registrou 33 novos óbitos por Covid-19, chegando a 570.
Confira a coletiva na integra:
Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp
Clique aqui e siga-nos no instagram
Clique aqui e siga-nos no facebook
JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER