Colunistas
Correr te deixa mais inteligente!
Caros leitores, gostaria de aproveitar minha primeira coluna em O Popular para me apresentar e agradecer a oportunidade de integrar o grupo de colunistas do jornal.
Vou utilizar este espaço para informá-los a respeito dos benefícios do treinamento físico (correr, pedalar e etc.) para a promoção da saúde e qualidade de vida. A corrida leve, por exemplo, aumenta a função cognitiva, ou seja, você ficará mais inteligente. Esse será o nosso primeiro tema, caros leitores – correr te deixa mais inteligente.
Sem dúvida, informá-los será uma grande responsabilidade, assim como um novo e prazeroso desafio, que, espero, contribua de alguma forma com aqueles que a acompanharem.
Já está bem estabelecido que a corrida melhora o sistema cardiorrespiratório, reduz os fatores de risco para doenças cardiovasculares, e reduz a morbidade e mortalidade.
O que pouca gente sabe é que a corrida também pode melhorar a percepção, a atenção, a vigilância, a aprendizagem, a memória, o raciocínio e a solução de problemas. Isto é, correndo você fica mais inteligente.
Durante a corrida os músculos enviam sinalizadores bioquímicos que chegam ao cérebro para estimular a expressão de uma proteína (fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF)) que estimula o crescimento de novos neurônios, aumenta a resistência a injúrias (declínio cognitivo associado ao envelhecimento) e melhora o desempenho cognitivo (torna o aprendizado 20% mais rápido).
Por outro lado, na corrida intensa há um aumento da concentração do hormônio cortisol e que está relacionado com a inibição do BDNF. Assim, a corrida leve parece ser mais interessante para estimular a produção do BDNF e assim melhorar o desempenho cognitivo (aumento de memória).
Estudos mostram que a corrida leve (5 dias/semana, 30 a 40% da frequência cardíaca de reserva, 30 min/dia) estimula a produção do BDNF e pode te deixar inteligente.