Policial
Corregedoria da Polícia vai investigar delegado que chamou Dia da Consciência Negra de ‘besteira’

Em 2019, servidor foi exonerado do cargo de coordenador de Operações Policiais do Detran-MG
A Corregedoria Geral da Polícia Civil de Minas vai analisar o comentário de um delegado de Caeté, na Grande BH, em uma rede social. O servidor público afirmou que o Dia da Consciência Negra é uma “besteira”. Com informações de Hoje em Dia.
O comentário foi feito em uma publicação de uma vereadora da cidade da região metropolitana, nessa segunda-feira (20), dia em a data é celebrada.A vereadora chegou a responder o delegado, mas apagou todos os comentários no perfil. Em outra rede social, ela compartilhou o comentário de um seguidor.
“Pessoas como você são extremamente necessárias e indispensáveis na luta contra esse sistema que insistem em menosprezar a luta do povo preto, com a infâmia desculpa de luta pela ‘consciência humana’ ”, disse o seguidor da vereadora.
Em 2019, o mesmo delegado foi exonerado do cargo de coordenador de Operações Policiais do Departamento de Trânsito de Minas (Detran-MG) após suspeitas de fraude em operações coordenadas por ele.
Em nota, a PC afirmou que realizou uma campanha em referência à data por considerar importante e necessária a conscientização. A instituição reforçou que a PC possui a Delegacia Especializada de Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTfobia e Intolerâncias Correlatas (DECRIN) para garantir os direitos fundamentais previstos na constituição.
“O mencionado caso será apurado pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil, com o objetivo de investigar as circunstâncias e o conteúdo das declarações”, informou a Polícia Civil.