Câmara Municipal de Nova Serrana
Copasa: novas ligações podem demorar mais de 90 dias em Nova Serrana é assunto tratado pelos vereadores

Em Nova Serrana, como se não bastasse os problemas recorrentes referentes a falta de água constante em praticamente toda a cidade, agora a população tem que lidar com outro problema, a demora por parte da Companhia de Saneamento Básico (Copasa) para realização de novas ligações.
O assunto foi colocado em debate no legislativo municipal em reunião ordinária na última terça-feira, dia 13 de abril, e as notícias não são nada animadoras para os populares.
Reclamação
O assunto veio a tona na reunião ordinária, após o vereador Dr. Rodrigo Fisioterapeuta (PL), expôs as reclamações de um cidadão de Nova Serrana, que foi até a casa legislativa e afirmou espera pela ligação da rede de água da Copasa em sua residência já a há mais de 36 dias.
Segundo Dr. Rodrigo “um cidadão chegou a Câmara no final da última reunião das comissões se mostrando indignado com a Copasa. Fazendo a construção de sua casa realizou o pedido de ligação de água para sua casa no dia 20 de fevereiro, e foi marcado para ligar no dia 08 de março. A água não foi ligada, o mesmo entrou em contato várias vezes com a Copasa e não teve resposta. por ultimo avisaram para ele que não tem previsão de quando será ligado a água porque não tinham contratado a empreiteira”.
Dr Rodrigo também afirmou na ocasião que “o mesmo me alegou também que a Copasa há 15 dias contratou uma empresa para cortar a água dos devedores da cidade de Nova Serrana. Então venho através desta pedir a todos os vereadores para assinarem um ofício pedindo explicações da empresa para a população, lembrando que tivemos com o senhor joão em fevereiro, superintendente da Copasa, e ele nos deu um prazo de 45 dias para estar resolvendo os problemas e até hoje nada foi feito”.
Pelo menos 90 dias
Durante a reunião o vereador Willian Barcelos (PTB) ainda abordou o problema das ligações de água em Nova Serrana, e trouxe notícias nada agradáveis para os populares que aguardam a ligação de água.
“Eu estava presente quando o cidadão veio a essa casa reclamar sobre a questão da ligação. é um problema geral, não tem ninguém que recebeu a ligação. as ligações estão em atraso as pessoas pagaram por isso. As pessoas estão pagando aluguel, muitas estão pagando casa financiada e concomitante estão pagando os seus alugueis. Chegou uma resposta, uma comunicação externa da Copasa datada do dia 19 de março, em resposta a um ofício, onde foi informado que está em andamento um novo processo licitatório para execução de obras de crescimento vegetativo de água e manutenção em redes e ligações prediais de água na área de abrangência da Gerencia Regional de Divinópolis, incluindo a cidade de Nova Serrana”.
Seguindo o Barcelos considerou que “na resposta, o prazo estimado para normalização dos servidos é de 90 dias após as formalidades necessárias para o contato. Então aquele prazo de 45 dias discutido na reunião dos vereadores com o representante da Copasa nessa Casa já podemos desconsiderar. Já temos uma resposta que já joga para o mês de junho, como vamos explicar para o cidadão que é até junho”.
Willian ainda informou que encaminhou a resposta da Copasa para o cidadão que foi até a Câmara de Nova Serrana, e o mesmo vai ajuizar ação contra a empresa.
Ação judicial para ligação de água
A reportagem deste Popular fez contato com Hélio João Rodrigues, que esteve na Câmara levando suas reclamações aos vereadores, expôs que o pedido feito por ele a junto a Copasa foi realizado há 36 dias.
Conforme considerado por Hélio, os procedimentos para a ação judicial já foram tomados. “Estive na Polícia Militar para registrar queixa e me informaram que não precisava fazer ocorrência policial, era somente pegar os dados e levar para o advogado entrar na justiça. Levei os dados ontem para minha advogada, ela já esta arrumando os papeis, já estou entrando com a ação contra a Copasa. O que a Copasa está fazendo em Nova Serrana que não existe, a empresa tem que cumprir com os compromissos dela”.
Helio ainda questionou o fato da empresa ter uma empreiteira para realizar os cortes de água, ma não as ligações e afirmou que moverá também uma ação por danos morais.
“No meu bairro chegou a empreiteira para fazer corte de água e não tem empreiteira para fazer ligação, água é essencial para todas as casas. Agora já estamos dando entrada na justiça, pedindo a ligação de água na justiça, e também estou entrando com o pedido de danos morais”. Finalizou o Héli João Rodrigues.
Confira abaixo os protocolos de ligação e a resposta da Copasa encaminhada ao vereador Willian Barcelos em março:
- Protocolos pedido de ligação de água
- Protocolos pedido de ligação de água
- Ofício Resposta da Copasa