Economia
Contas de água da Copasa vão ficar 4,21% mais caras a partir de 2024
Arsae aprovou o reajuste tarifário anual nesta semana; municípios atendidos pela Copanor vão ter redução no valor das faturas
As contas de água da Copasa em Minas Gerais vão ficar mais caras a partir de 1º de janeiro de 2024. Em reunião nesta semana, a Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgoto Sanitário (Arsae) aprovou um reajuste tarifário médio de 4,21%. O aumento é linear para todas as categorias. Com informações de O Tempo.
No caso dos municípios das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, atendidos pela Copanor, as contas ficarão mais baratas. A revisão tarifária terá um efeito tarifário médio de -7,68% nas localidades atendidas.
Em 2023, o reajuste tarifário médio foi de 15,70%. Esse reajuste foi calculado com base na inflação acumulada e no aumento das contas de energia.
Alta do consumo com calor
A votação sobre o reajuste ocorre em meio ao aumento do consumo associado à onda de calor que atingiu Minas Gerais na última semana. A Copasa chegou a publicar uma nota alertando sobre a possibilidade de faltar água em Belo Horizonte e região metropolitana.