Conecte-se Conosco

Anvisa

Suspenso pela Anvisa: consumidores do Colgate de Pará de Minas reclamam do produto

Publicado

em

Foto Ilustrativa: Reprodução Opal (pixabay.com)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou uma resolução suspendendo todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint. O produto substitui a linha Total 12 da marca. A medida é preventiva e temporária, com o intuito de proteger a saúde da população.   A suspensão tem duração de 90 dias, período no qual vão ocorrer as investigações sobre as reações adversas notificadas sobre o produto.

Segundo a Anvisa, não existe determinação de recolhimento, por agora, mas o produto deve ficar separado nos estabelecimentos comerciais e não deve ser exposto ao consumo ou uso. A resolução recomenda a suspensão da comercialização e do consumo até que seja comprovada a segurança. Uma das possibilidades é que a inclusão da substância fluoreto de estanho na fórmula possa ser a causadora das reações denunciadas pelos consumidores.

Muitos deles se queixaram de lesões bucais, como aftas, bolhas, sangramentos na gengiva e dores nas amígdalas, depois que começaram a usar a pasta dental. Esses sintomas também foram reclamados em Pará de Minas, através da manifestação de vários consumidores. Dentistas também alertaram seus pacientes para a suspensão do produto, a partir de recomendação da Associação Brasileira de Odontologia.

Em alguns casos, foram registrados até custos médicos e afastamento do trabalho, devido a dificuldades de alimentação e de comunicação. A Anvisa pede aos consumidores que sofreram eventos indesejados relacionados ao uso do produto, que comuniquem o fato imediatamente em seus canais de notificação.

Procons de todo o país já cobram esclarecimentos sobre as providências da empresa em função da suspensão. Os órgãos também questionam a multinacional sobre como o consumidor pode identificar os produtos interditados, quais os lotes envolvidos e quais as orientações prévias.

Por meio de nota a Colgate explicou que a nova fórmula avançada do Colgate Total inclui fluoreto de estanho, e que este é um ingrediente seguro, eficaz e amplamente usado em cremes dentais em todo o mundo.

A empresa ainda apontou que a nova fórmula é resultado de mais de uma década de pesquisa, desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil.

Fonte: Rádio Santa Cruz FM https://www.radiosantacruzfmg.com.br/parademinas/noticia/84590/0/consumidores-de-para-de-minas-tambem-reclamam-do-total-12-da-colgate-produto-esta-suspenso-pela-anvisa

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política