Conecte-se Conosco

Alimentos

Conheça o arroz IR que tem gosto de batata inglesa, misturado com pipoca

Publicado

em

Variedade foi importada das Filipinas há 50 anos - Créditos: Acervo Epamig

Você já ouviu falar no IR 841? É uma variedade de arroz de várzea, ou seja, cultivado embaixo d’água, importada das Filipinas há 50 anos. Com informações de Itatiaia.

Por ser aromático e ter um sabor diferente que lembra a batata inglesa, o grão caiu no gosto popular e se adaptou muito bem no Vale do Rio Doce, graças às condições favoráveis da região (clima quente e com fartura de várzeas alagáveis) e também por uma questão cultural.

O ex-pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Plínio Soares conta que as pessoas da região gostam muito do sabor dele e têm se esforçado para preservar o cultivo local. No entanto, a partir dos anos 90, esse cultivo diminuiu consideravelmente.

Plínio explicou que isso aconteceu em função do surgimento de novas cultivares. “Só a Epamig lançou outras 16 cultivares de arroz de várzea, com melhores condições de cultivo, maior produtividade, resistência a doenças e melhor qualidade do grão”, disse o ex-pesquisador.

O engenheiro agrônomo Walter Ribeiro esteve no Vale do Rio Doce essa semana e experimentou o arroz pela primeira vez. “Eu gostei bastante. Ele cozinha rápido, tem um ‘perfume’ que enche a casa e um gosto que lembra pipoca”, contou.

A variedade fez tanto sucesso em Pocrane, também no Vale do Rio Doce, que as autoridades locais inseriram seu nome no pórtico de entrada da cidade, onde lê-se: “Terra do Arroz IR”.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade