Interessante
Complicação do cigarro faz pelos crescerem na garganta de fumante
Um homem austríaco apresentou um efeito colateral grave do cigarro 17 anos após começar a fumar: pelos começaram a crescer na garganta dele. O caso foi publicado na semana passada no American Journal of Case Reports. Com informações de Itatiaia.
O homem, hoje com 52 anos, fumava um maço de cigarro por dia. Em 2007, 17 anos após começar a fumar, ele procurou um médico alegando voz rouca, dificuldade para respirar e tosse crônica.
Após exames, foi constatado que ele tinha uma inflamação na garganta e vários pelos no local, uma área que ele já havia operado antes. Quando tinha 10 anos, o homem quase se afogou e fez uma traqueostomia para estabilizar a respiração. A ferida foi fechada com pele e cartilagem da orelha. O local foi exatamente onde os pelos cresceram.
Os médicos acabaram removendo os pelos, mas não foi uma solução permanente, uma vez que eles continuaram crescendo. Durante 14 anos, ele voltou a frequentar médicos queixando os mesmos sintomas.
Alguns dos pelos chegavam a 5 cm de comprimento, passavam pela caixa vocal e alcançavam a boca. Eles estavam cobertos de bactérias e, por isso, foi necessário realizar tratamento com antibiótico.
A situação só foi resolvida em 2022, quando o homem parou de fumar e os médicos conseguiram queimar a raiz de onde o cabelo crescia. Desde então, ele não teve mais pelos na garganta.