Colunistas
Como se manter motivado no processo de emagrecimento
Quando decidimos iniciar uma dieta, começamos entusiasmados e motivados. Entretanto, dependendo da maneira como esse desafio é encarado, a decisão dá lugar a um verdadeiro pesadelo, em que a única saída que enxergamos é “chutar o balde” e desistir.
Não é por acaso que muitas pessoas começam uma dieta e não persistem, acabam desistindo no decorrer do caminho, justamente por não sentir motivação suficiente para prosseguir. Realmente não é fácil encontrar maneiras de se motivar, vivemos em um mundo cercado de tentações, no qual a idéia de transformar o estilo de vida enfrenta inúmeros desafios.
Listei 8 dicas que irão lhe ajudar, no entanto é importante compreender que essa motivação vem de dentro, você tem que buscá-la diariamente.
1 – Liste as razões pelo qual você quer emagrecer
Uma das formas mais eficiente de se motivar para emagrecer é listar as razões pelas quais você deseja perder peso.
Leia diariamente essa lista, isso ajudará você a se manter comprometido com seus objetivos. Sempre oriento meus clientes a listarem 10 motivos e deixá-los em lugares estratégicos que os forcem a ler.
2 – Estabeleça metas realistas
A pessoa que estabelece metas irreais para si mesmo, se obriga a fracassar, sentir-se desestimulado e mal com a situação. O contrário acontece quando se determina metas possíveis, porque você as realiza, se sentindo capaz e motivado para encarar a próxima meta.
Quando se espera perder grande quantidade de peso em curto prazo, a possibilidade de desistir é grande. Por isso a importância de estabelecer metas reais para conseguir não só emagrecer, mas principalmente manter o emagrecimento a longo prazo.
3 – Preencha um diário alimentar
Monitorar a si mesmo é muito importante para conseguir emagrecer. De acordo com pesquisas, quem preenche um diário alimentar consegue perder peso de forma mais efetiva.
Para fazer esse diário é importante anotar tudo o que você come. Isso não inclui apenas as refeições principais, mas também os seus lanches e o docinho que você beliscou a tarde, por exemplo.
Você também pode registrar os seus sentimentos nesse diário. Isso pode ajudar a identificar gatilhos que fazem com que você coma mais. É possível fazer isso da maneira tradicional, com caneta e papel ou usar um aplicativo para esse fim, hoje em dia têm muitos disponíveis e gratuitos.
4 – Procure um nutricionista que elabore um plano de emagrecimento que faça sentido dentro da sua vida
Uma das formas de se manter motivado a emagrecer é contar com ajuda profissional durante o processo. Um profissional que irá respeitar sua realidade, dificuldades, gostos, rotina, cultura…
A maioria das pessoas espera resultados rápidos e por isso optam por dietas restritivas, que eliminam completamente certos alimentos desencadeando ansiedade e compulsão, fazendo que o peso perdido seja rapidamente recuperado. Ao invés disso, prefira um plano que tenha a sua cara e faça sentido para a sua vida.
5 – Seja positivo
“Se você acha que pode, ou você acha que não pode, você está certo.” Henry Ford
Você confia em si mesmo? Acredita que consegue alcançar seus objetivos? Parabéns: você tem muito mais chances de perder peso.
Pessoas que mudam seu discurso durante o processo tendem a conseguir melhores resultados e seguir de maneira mais convicta. É primordial que você pense e fale de maneira positiva do seu processo de perda de peso.
6 – Planeje os contratempos
Imprevistos acontecem. Isso faz parte da vida, porém desenvolver estratégias para lidar com o inesperado é importante para se manter motivado no emagrecimento. Sempre haverá finais de semana, feriados, festas e eventos. O estresse também sempre estará presente, seja no trabalho, faculdade, com filhos, casa, trânsito, etc.
É muito importante resolver os seus problemas tendo em mente que o emagrecimento faz parte da sua vida, mesmo com todos os contratempos. Não utilize a comida como “válvula de escape” para aliviar a tensão, pois isso não vai te ajudar a solucionar aquilo que precisa ser resolvido. Em vez de comer, faça algo te deixa bem, como por exemplo, tomar um banho, aguar as plantas, brincar com o animal de estimação, fazer uma caminhada ao ar livre, ouvir uma música. Quanto aos finais de semanas, festas e eventos, se planeje, tenha em sua geladeira e dispensa opções saudáveis. Não saia de casa de “barriga vazia”. Uma sugestão é anotar estratégias que irá usar nos momentos em que você considera mais difícil de manter o foco.
7 – Busque um exercício físico que lhe dê prazer
A atividade física é extremamente importante no processo de emagrecimento.
Mas se você perguntar qual o melhor exercício para praticar a resposta é: pratique aquilo que você gosta, que te dá prazer, satisfação e alegria. Só assim você conseguirá manter o exercício. As opções são diversas e você pode explorar cada uma delas até descobrir a que mais te agrada.
8 – Ame o seu corpo
Uma das formas de se manter motivado a emagrecer é se amar. Pesquisas mostraram que, quando você não consegue gostar do seu corpo, tende a engordar mais facilmente. Ou ainda, pode ter mais dificuldades para perder peso. Quando você gosta mais de si, você se motiva a se cuidar mais, seja se alimentando melhor ou praticando exercícios.
Quem se quer bem tem mais motivação para abraçar seus objetivos e lutar por eles. Seu corpo é único, você é único! Se ame e seja feliz enquanto emagrece, não espere emagrecer para ser feliz!