Câmara Municipal de Nova Serrana
Comitiva oficial de Nova Serrana visita à APAC de Itaúna
Presidente da Câmara representa o Legislativo e órgãos do município trabalham em conjunto para implantação do método em Nova Serrana
Foi realizada na última quarta-feira (08/12) uma visita oficial com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário à APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, no município de Itaúna – MG. A visita contou também com a participação de representantes do Conselho Municipal de Segurança e do Padre Amarildo de Melo, um dos fundadores do método em Itaúna.
A implementação de uma unidade da APAC em Nova Serrana vem sendo discutida entre diversos órgãos, já há bom tempo e a proposta ganha cada vez mais força.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Cabral (SDD); o prefeito Euzébio Lago (MDB); o promotor de Justiça, Davi Reis Pirajá; o vereador Adilson Pacheco; e os empresários Pedro Gomes Silva (Presidente do Credinova), e Elton Batista de Oliveira, (diretor CDL Nova Serrana); assim como o Padre Amarildo, viram com muito bons olhos esta visita, pois foi uma ocasião muito importante para conhecer mais profundamente o funcionamento e a rotina da APAC; além de compreender mais claramente as diferenças entre o método apaqueano e o sistema prisional comum.
Os visitantes foram recepcionados pela atual diretoria da APAC como o presidente Peter Gabriel Gonçalves de Andrade, a Gerente Geral da Apac de Nova Serrana, Luciane Carolina Teixeira Lima de Azevedo; e também pela encarregada Administrativa Monalysa Pereira da Silva Santos. O encontro também contou com a presença ilustre de membros fundadores como a Senhora Josete Saldanha e o Juiz de Direito Dr. Paulo Antônio de Carvalho.
A visita foi guiada por dois dos recuperandos. Os visitantes foram convidados a conhecer a estrutura administrativa e todas as dependências físicas da APAC, incluindo auditório, refeitório, dormitórios, padaria, cozinha, marcenaria, horta, enfermaria, oficinas de peças automotivas, oficina de blocos de concreto, oficina de artesanato e outros.
Método APAC
A APAC é uma alternativa ao sistema prisional comum e uma das principais diferenças é que, na APAC, os presos / recuperandos são corresponsáveis por sua recuperação. O Método APAC tem características como a disciplina rígida, baseado no respeito, na ordem, no trabalho e no envolvimento da família do recuperando. Entre os objetivos está a recuperação do preso, a proteção da sociedade, o socorro às vítimas e a promoção da justiça restaurativa. E, o trabalho da APAC envolve elementos como a participação da comunidade, o trabalho, a assistência jurídica, a valorização humana, a família e o voluntariado, dentre outros.
O presidente da Câmara, Cabral, assim como os demais visitantes, perceberam o quanto o método é eficaz, além de entender a importância da seriedade do trabalho, do comprometimento dos próprios recuperandos e suas famílias, além da essencialidade do trabalho voluntário e do trabalho espiritual para que os bons resultados sejam sempre alcançados.
“Conhecer de perto o funcionamento da APAC é muito gratificante, pois trata-se de um modelo prisional famoso por seus excelentes resultados. Mas, conhecer pessoalmente e vivenciar o dia-a-dia deles nos permite compreender a grande missão que é ressocialização das pessoas que estão momentaneamente privadas da liberdade” destacou o presidente que fez questão de enfatizar que com certeza Nova Serrana se esforçará muito para buscar a implantação da APAC, tendo em vista os grande benefícios advindos para a sociedade.
