Economia
Comércio mostra otimismo com chegada do Dia das Mães
Pesquisa feita pela Fecomércio-MG aponta que maioria dos empresários impactados pela data projetam alta nos negócios deste ano
Com a proximidade de uma das datas mais importantes do varejo nacional, o comércio em Minas Gerais está bastante otimista para as vendas do Dia das Mães. Prova disso é que 79,7% dos empresários que são impactados pela comemoração acreditam que as vendas vão incrementar no desempenho dos seus negócios. A informação faz parte de pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG). Com informações de Diário do Comércio.
“Esse otimismo ocorre como reflexo após alguns fatores, como a mudança de governo, a queda nas vendas no primeiro trimestre de 2023, a crise econômica e a maior cautela dos consumidores por causa do endividamento das famílias”, avalia a economista da entidade, Gabriela Martins.
Segundo ela, as expectativas são favoráveis, portanto, por um resultado melhor diante de uma percepção de aquecimento do comércio. “O abrandamento da pandemia traz uma atmosfera similar ao período pré-pandêmico aliado ao valor afetivo da data”, informa a especialista.
A pesquisa “Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães 2023”, feita pela federação, identifica também que, para 61,3% dos comerciantes no Estado, as vendas serão superiores ou iguais às de 2022. Já para 13,6% dos comerciantes entrevistados, as vendas serão piores neste ano.
Segundo a apuração, a mudança de governo, a baixa nas vendas no primeiro trimestre, a crise econômica e o consumidor mais cauteloso justificariam o pessimismo.
Compras em cima da hora devem se intensificar neste ano
O hábito do consumidor em deixar para a última hora a busca pelo presente ou lembrança do Dia das Mães pode se intensificar neste ano. De acordo com a Fecomércio-MG, 84,4% dos varejistas mineiros acreditam que as compras serão feitas nos últimos dias que antecedem a data exata.
Na percepção dos comerciantes, o perfil de pagamento deve mudar este ano. Em 2022, 52,4% deles previam que o parcelamento da compra no cartão de crédito deveria prevalecer. Este ano, porém, 28,7% dos empresários creem que os clientes vão pagar parcelado no cartão. As compras à vista também devem aumentar em 2023, conforme os varejistas, e passar dos 32%.
Neste ano, o cartão de débito e o Pix devem liderar as formas de pagamento à vista na avaliação dos varejistas. Em 2022, o Pix era previsto por 19% dos comerciantes participantes da pesquisa.