Clima - Tempo
CLICLONE EXTRATROPICAL: Rio Grande do Sul tem mais de 600 pessoas resgatadas
Os estragos provocados pela passagem do ciclone extratropical já registram uma morte, dois desaparecimentos no Vale do Sinos e centenas de resgates. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (16) pelo governador Eduardo Leite durante live no perfil do Governo do RS nas redes sociais. (Assista abaixo). Mais tarde, a Defesa Civil Estadual confirmou que outras três pessoas estão desaparecidas no Estado. Com informações de Jornal NH.
Segundo o governo gaúcho, em São Leopoldo, um homem de 23 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica e uma pessoa está desaparecida. Em Portão, cidade vizinha, uma pessoa também sumiu durante o temporal na cidade. A cidade dos outros três desaparecimentos ainda não foi confirmada pela Defesa Civil.
Desde o fim da noite de ontem, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já resgataram 625 pessoas em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Sinos e Litoral Norte.
Transtornos
A chuva registrada desde a tarde de quinta-feira (15) seguiu durante a madrugada desta sexta, ampliando os transtornos em toda a região. A manhã começou com alagamentos, quedas de árvore e falta de luz. Há centenas de famílias desalojadas na região.
Lindolfo Collor é uma das cidades do Vale do Sinos com transtornos graves. A água do Rio Feitoria subiu rapidamente na madrugada, alagando casas e deixando pessoas ilhadas.
Suspensão de aulas
As prefeituras de Tramandaí, Capão da Canoa e Torres, no Litoral Norte, suspenderam as aulas em todas as escolas municipais nesta sexta-feira. A medida foi tomada de forma preventiva, diante do cenário de fortes rajadas de vento e grande volume de chuvas na região.
Também suspenderam as atividades nas escolas municipais Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Riozinho, Rolante, Três Coroas e Osório. Em Igrejinha, as aulas foram canceladas no turno da manhã e a estrutura das escolas será avaliada antes da retomada do serviço.
Segundo a MetSul Meteorologia, a chuva na região deve cessar entre o fim da manhã e o início da tarde.
Falta de luz
Atualização das 8 horas desta sexta-feira: subiu para 460 mil o número de pontos sem energia elétrica no Estado, incluindo as regiões atendidas pela RGE e pela CEEE Equatorial. Além da capital e do Litoral Norte, há relatos de problemas em Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Portão, Ivoti e Dois Irmãos, entre outros municípios.