Minas
Para Paracatu, a rota é livre: Cleitinho e prefeito desafiam pedágio com novo trajeto

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) voltou a incentivar os motoristas da BR-040, próximo a Paracatu, a não pagarem o pedágio.
Em um novo vídeo publicado nas redes sociais em 18 de março, ele mostrou um desvio feito em uma propriedade privada, com autorização do dono, e indicou o caminho alternativo para os motoristas.
Cleitinho, ao lado do prefeito de Paracatu, Igor Santos (União), criticou a instalação do pedágio, afirmando que a população deveria ser consultada antes da medida: “Quando fizer uma praça de pedágio, consulta o povo pelo menos se eles querem, e pergunta o valor, que tem que ser justo.”
O contrato de concessão da BR-040 entre Belo Horizonte e Brasília foi assinado em fevereiro, e o pedágio entrou em operação no dia 10 de março. O valor do pedágio poderia chegar a R$ 79,19 para os 594 km do trecho, com uma média de R$ 11,30 por ponto de cobrança. O senador criticou a instalação, dizendo: “Tem jeito de burlar o sistema, basta querer e não abaixar a cabeça para o sistema.”
Em fevereiro, Cleitinho já havia protestado contra o pedágio, subindo em um trator e dizendo que abriria um desvio. Na ocasião, a ANTT alertou que a prática de evasão de pedágio é considerada infração grave, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB, art. 209), sujeita a multa, perda de pontos na CNH e outras penalidades.
*Com informações de Hermano Chiodi