Conecte-se Conosco

Clima - Tempo

Chuvas no RS: nível do Guaíba sobe para 5,20 metros, e bairro é evacuado em Porto Alegre

Publicado

em

Guaíba volta a ultrapassar marca de 5 metros e ondas são formadas em Porto Alegre - Imagem: Divulgação

Além dos alagamentos, moradores precisam lidar com as temperaturas baixas, provocadas por uma frente fria

O nível do Guaíba marcou 5,20 metros às 8h desta terça-feira, 14, e fez com que a água voltasse a atingir as ruas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O bairro Lami, na Região Sul, foi um dos mais atingidos e precisou ser parcialmente evacuado. Com informações de Terra.

A medição é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agência Nacional de Águas (ANA), que confirmou a tendência de alta devido à chuva intensa do fim de semana. O nível voltou a subir ainda na segunda-feira, 13, e por causa dos ventos, ondulações foram registradas no rio.

De acordo com a RBS TV, afiliada da Rede Globo, o Lami precisou ser parcialmente evacuado e equipes do Corpo de Bombeiros da região foram acionadas para fazer a remoção das famílias. O Terra tentou contato com a prefeitura para questionar quantas pessoas precisaram ser retiradas de suas casas e para onde foram levadas, mas até o momento, não teve retorno.

Rua desmorona após chuva em Gramado, no Rio Grande do Sul :

“Nosso apelo é que as pessoas ainda não retornem para casa devido às previsões de aumento do nível do Guaíba”, pediu a prefeitura ainda na segunda. Projeções da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apontam que a água ainda pode chegar a 5,50 metros e superar o nível da última semana, batendo um novo recorde.

No último dia 5, o rio chegou a 5,3 metros, quando o recorde anterior era 4,75 metros, registrado em 1941. Esse pode ser classificado como o maior desastre climático do Rio Grande do Sul na história.

Em meio à inundação, os moradores também precisam lidar com o frio, devido a chegada de uma frente fria na região. Os termômetros registraram 10 graus nesta manhã, de acordo com a prefeitura, e a previsão é de que a máxima atinja 18 graus ao longo do dia.

As equipes da prefeitura seguem nas ruas, atuando no resgate e encaminhando pessoas para os abrigos. Até a noite de segunda-feira, 13, eram 13.688 acolhidos em 159 estruturas emergenciais.

Como doar roupas para as vítimas do Rio Grande do Sul

Como doar roupas para as vítimas do Rio Grande do Sul

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política